Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“O Museu Nacional vive”, afirma o diretor Alexander Kellner no programa “Sextas na EMERJ”


“O Museu Nacional vive”, afirma o diretor Alexander Kellner no programa “Sextas na EMERJ”
clique na imagem para ampliar

“A questão da memória está vinculada à educação e isso vai influenciar você a ter essa referência com coisas que estão vinculadas à sua própria história e à história do seu país”, disse o professor Alexander Kellner, palestrante convidado do programa “Sextas na EMERJ”.


A palavra chave foi “Memória” como parte de uma série de iniciativas para o mês de abril, com base no tema “Raízes do Brasil”, promovida pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro.


O evento teve tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras) e ocorreu por meio do instagram da Escola “@emerjoficial”, na tarde da última sexta-feira, dia 09.


O apresentador do programa foi o juiz titular da 21ª Vara Cível da Capital Luiz Eduardo Castro Neves.


O professor Alexander Wilhelm Armin Kellner é doutor e mestre em Geosciences – Paleontology pela Universidade de Columbia (Estados Unidos) e mestre em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é diretor do Museu Nacional e integra a equipe da instituição há mais de 20 anos.


“Quando eu soube do incêndio, eu fiquei muito triste, não só pela perda do patrimônio, mas também porque uma parte da população só tem chance de ver alguns artigos ali, foi um desastre inestimável”, comentou o juiz Castro Neves ao falar sobre o incêndio do museu em 2018.


O doutor Alexander Kellner lembrou o carnaval de 2018, quando a Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense levou para a avenida a história do Museu Nacional: “Nós abrimos o museu para as pessoas que atuavam nesses barracões. Para a maioria daquelas pessoas era a primeira vez em um museu”.


Kellner falou dos desafios para a recuperação do museu e indicou a leitura do livro “500 Dias de Resgate: Memória, Coragem e Imagem” que foi lançado no último dia 06. A obra conta a trajetória da equipe de resgate de acervos do Museu após o incêndio de setembro de 2018.


Sobre como tornar o Museu atrativo para os jovens, o professor Alexander Kellner falou: “O mundo é como ele é, e cabe a nós nos adaptarmos. Imagine o visitante chegar e ser recebido por Dom João VI por holograma e ter peças de teatro em diferentes áreas do Museu? E uma múmia que conversasse com você? Nós estamos planejando abrir a fachada histórica do Museu já no ano que vem. Em 2025, o Museu será totalmente inaugurado, pois o Brasil precisa muito do seu Museu Nacional de volta”.


Ao final do evento, o professor Kellner convidou os espectadores para participar da próxima exposição virtual do Museu Nacional: “Nós vamos, a partir da próxima terça feira (13/04), inaugurar uma exposição online intitulada ‘Os Primeiros Brasileiros’. E para terminar a minha fala, eu gostaria de dizer que o Museu Nacional vai ser reconstruído, o Museu Nacional vive”.


Para baixar o livro “500 Dias de Resgate: Memória, Coragem e Imagemgratuitamente, acesse o link http://www.abc.org.br/2021/04/08/museu-nacional-500-dias-de-resgate/


A série “Sextas na EMERJ” é um projeto de revitalização da Biblioteca da EMERJ. O programa ocorre quinzenalmente, às sextas-feiras, sempre às 17h, com transmissão ao vivo pelo instagram “@emerjoficial”. Na oportunidade, um magistrado entrevista algum especialista, pesquisador ou estudioso que é referência no tema escolhido.


O próximo encontro será no dia 23 de abril e o palestrante convidado será o ambientalista Ailton Krenak, escritor e líder indígena. A apresentadora será a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).



12 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)