Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Na 5ª roda de leitura do programa Livro Aberto, os magistrados apresentaram o conto “O Alienista” de Machado de Assis


Na 5ª roda de leitura do programa Livro Aberto, os magistrados apresentaram o conto “O Alienista” de Machado de Assis
clique na imagem para ampliar

“Esse projeto não é para discutir profundamente as questões literárias envolvidas, mas sim para nos instigar a ler, a ler Machado de Assis e a ler outros que virão. Começamos por Machado de Assis porque estamos vendo o quanto esse homem é atual”, ressaltou a desembargadora Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


O encontro é uma iniciativa da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira e ocorre por meio da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ. O webinar foi transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube, na noite da última quinta-feira, dia 22, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras). O conto apresentado foi “O Alienista” de Machado de Assis.


“Nessa primeira temporada do Livro Aberto em torno da obra de Machado de Assis, foram escolhidos contos da obra Papéis Avulsos, publicado em 1882. Dos 12 contos que compõem a coletânea foram escolhidos 4: “Teoria do Medalhão”, “O Espelho”, “O Segredo do Bonzo” e “O Alienista”. “O Alienista” será apresentado em dois dias devido a sua extensão, hoje e no dia 29 de julho”, explicou Silvia Monte, assessora de fomento à cultura da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no 5º episódio do programa Livro Aberto.


A proposta é estimular a leitura e provocar a reflexão crítica dos magistrados do Poder Judiciário e dos espectadores.


Participaram da roda de leitura os desembargadores Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e Heleno Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad e Rosana França.


Os espectadores que assistiram pelo Zoom puderam participar com os magistrados de uma roda de conversa. No debate, os magistrados leitores falaram sobre alguns pontos da leitura.


A juíza Elizabeth Louro trouxe para a roda de conversa a questão da loucura: “O que Machado de Assis estava fazendo era introduzir o nosso compositor Raul Seixas. Ele estava querendo dizer que talvez todos nós sejamos um pouco loucos. Às vezes, nós nos achamos os donos da razão, mas quantas vezes o outro não nos acha nada racional?”.


“Convido a todos para que estejam na semana que vem, para que saibamos, afinal, se a Casa Verde ficará de pé ou se será efetivamente demolida”, falou a desembargadora Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).


O conto “O Alienista”


Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico reconhecido na Europa e no Brasil. Ele retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar mais a sua profissão, a psiquiatria. Posteriormente, constrói na cidade um manicômio, chamado Casa Verde. No início eram internadas pessoas consideradas, pela sociedade, como loucas, porém, o doutor Bacamarte fica obcecado pela profissão e acaba enxergando loucura em todos, o que faz o manicômio ficar lotado. Como a população fica assustada com as internações, ela provoca uma revolta, a Revolta dos Canjicas, liderada pelo barbeiro, Porfírio.


O último encontro da 1ª temporada do programa Livro Aberto será no dia 29 de julho e os magistrados apresentarão a 2ª parte da obra “O Alienista”, ou seja, do capítulo VIII ao XIII.


Para se inscrever no webinar do dia 29 de julho, acesse o link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAude6hqD0iE9M9Cgwq19lg8d8Wctm0xLPQ


Os eventos da EMERJ ficam disponíveis para serem visualizados após a transmissão. Caso queira assistir ao programa completo, clique no link: https://youtu.be/_n8W3B8p87I


Foto: Rosane Naylor.



23 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)