Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro substituto do TSE Carlos Bastide Horbach será palestrante em webinar da EMERJ


Ministro substituto do TSE Carlos Bastide Horbach será palestrante em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“Processo Constitucional e Democracia” será o tema do evento promovido pelo Fórum Permanente de Direito Eleitoral, no próximo dia 5 de abril, às 18h, por meio das plataformas Zoom e YouTube. Será um encontro virtual que tratará do tema com base em eficiência e legitimidade, uma vez que o processo no Estado Democrático de Direito é garantia constitutiva de direitos fundamentais.


O desembargador Fernando Cerqueira Chagas, presidente do Fórum, abrirá o evento. O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Bastide Horbach é o palestrante. Ele é mestre em Direito do Estado e Teoria do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo e professor da USP.


Participarão como debatedores: O desembargador Cláudio dell’Orto, membro do Conselho Consultivo e presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da EMERJ; a desembargadora eleitoral Cristiane de Medeiros Brito Chaves Frota, membro do Fórum Permanente, mestre em Direito Público pela Universidade Gama Filho e diretora administrativa do Instituto de Pesquisa e Estudos Jurídicos Avançados (Ipeja); e a professora Vânia Siciliano Aieta, vice-presidente do Fórum, pós-doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela e pela PUC-Rio, e professora de pós-graduação em Direito da UERJ.


O evento é gratuito e as inscrições devem ser pelo link https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/processo-constitucional-e-democracia.html



29 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)