Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministro Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, será entrevistado no Sextas na EMERJ - Diálogos


Ministro Antonio Saldanha Palheiro, do STJ, será entrevistado no Sextas na EMERJ - Diálogos
clique na imagem para ampliar

O programa Sextas na EMERJ – Diálogos, em sua 2ª edição, traz um bate-papo com o ministro Antonio Saldanha Palheiro. A entrevista será conduzida pela diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, e transmitida via Instagram oficial da Escola e pelo YouTube. A exibição será no dia 23 de julho, às 17h.


O Sextas na EMERJ - Diálogos convida magistrados do Poder Judiciário para as entrevistas, com o objetivo de mostrar à sociedade como é o trabalho do Judiciário. O primeiro encontro foi com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.


O convidado:


Carioca, Antonio Saldanha Palheiro se formou e concluiu o mestrado em Ciências Jurídicas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Durante sua carreira de magistrado e professor, trabalhou na EMERJ, na Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (FEMPERJ), na Ordem dos Advogados do Brasil e no Centro de Estudos e Pesquisas e Atualização em Direito (CEPAD).


Aprovado no concurso da magistratura, tomou posse em 1988 e foi titular do Juízo Único da Comarca de São Pedro da Aldeia; titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Nilópolis; titular da 2ª Vara Cível de Nova Iguaçu; e titular da 8ª Vara de Família da Capital. Foi, também, presidente da Comissão Estadual dos Juizados Especiais; juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça nos biênios 1995/1996, 1997/1998 e 2001/2002, além de ter sido juiz auxiliar da presidência do TJRJ no biênio 1999/2000.


Foi promovido a desembargador em 2003 e foi eleito para integrar o Órgão Especial do TJRJ em 2015. Em 2016, foi nomeado ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Na EMERJ, Antonio Saldanha ministrou aulas, cursos e palestrou em eventos. Em 2011, recebeu a Medalha EMERJ. Em 2020, foi homenageado e teve seu retrato inaugurado na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. O ministro também foi agraciado com o Colar do Mérito Judiciário do TJRJ e o Colar do Mérito do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).




19 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)