Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Mercado financeiro e sustentabilidade serão temas de palestras na EMERJ


clique na imagem para ampliar


A 4ª reunião do Fórum Permanente de Gestão Pública Sustentável da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá o próximo encontro com o tema “Repercussões das Práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) na Gestão do Estado e do Mercado”. O webinar ocorrerá no dia 06 de outubro, às 09h, por meio das plataformas Zoom e YouTube.


Os eventos da EMERJ são gratuitos e concedem horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) aos estudantes de Direito. Os participantes que se inscreverem no site da Escola, terão a possibilidade de interagir com os palestrantes por meio do chat interativo do Zoom.


O presidente do Fórum, desembargador Jessé Torres Pereira Junior, especialista em Direito Público pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a vice-presidente do Fórum, a juíza Admara Schneider, abrirão a reunião.


Já os palestrantes serão: o coordenador do Centro de Estudos de Meio Ambiente Industrial (CEMAI-UERJ) Fernando Altino, doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ; e o gerente de Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) Jorge Peron, mestre em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


Práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ESG)


A sigla ESG, que em inglês significa Environmental, Social and Governance, em português, Meio Ambiente, Social e Governança, refere-se à avaliação usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio. Com esse conceito é possível encontrar empresas que efetivamente pensam em um mundo mais sustentável, em oposição a algumas instituições que fazem greenwashing –quando uma organização revela ser sustentável por fazer uma ou outra atividade em benefício do planeta, mas, quando é avaliada, observa-se que ela pratica diversas atividades não-sustentáveis.


O ESG também é usado para o mercado financeiro, pois nele é revelado as formas em que a empresa planeja minimizar seus impactos ao meio ambiente. De acordo com manchete do jornal Estadão, publicada em agosto de 2020, “empresas que adotam agenda ESG têm rentabilidade acima do Ibovespa”.


O Ibovespa é o principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) e reúne as empresas mais importantes do mercado de capitais brasileiro.


Para se inscrever nesse webinar, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Gestao-Publica-Sustentavel.html


Para ler a matéria do Estadão, clique no link: https://einvestidor.estadao.com.br/mercado/questoes-esg-e-investimentos/



30 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)