Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Interesse público e privado serão tema de debate em evento


clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Direito e Economia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), em sua 5ª reunião, promoverá um amplo debate sobre “A relevante questão entre o interesse público e o interesse privado”. O evento será no dia 29, às 18h, via plataformas Zoom e YouTube. Estarão presentes no debate a presidente do Fórum, desembargadora Mônica Maria Costa Di Piero, e o advogado e vice-presidente do Fórum, Luiz Roberto Ayoub, mestre em Direito Processual Civil pela Universidade Estácio de Sá.


O debate terá como palestrante o coordenador do Programa de Doutoramento em Direito, Instituições e Negócios da Universidade Federal Fluminense, consultor de Agências Reguladoras e professor, Edson Alvisi, doutor em Ordenación Jurídica del Mercado pela Universidad de Vigo. O juiz Rafael de Oliveira Mônaco, mestre em Direito pela Universidade Cândido Mendes, será o debatedor.


Interesse público


O professor Edson Alvisi, em outra oportunidade, participou de uma mesa de debates na EMERJ. Na ocasião, lançou um livro com o mesmo nome do encontro, A intervenção judicial na empresa, e comentou:


“O papel desenvolvido pelas empresas é um papel de interesse público ou de interesse social, pois este é o fundamento de uma república. Ou seja, embora a atividade seja privada, o interesse deve ser público, por isso o Estado tem que intervir e já intervém na atividade regulativa”, disse o palestrante.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/a-relevante-questao-entre-o-interesse-publico-e-o-interesse-privado.html




22 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)