Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Autores das redações premiadas do projeto “A EMERJ e o Juiz do Futuro” serão conhecidos dia 3 de dezembro


clique na imagem para ampliar


Na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, os estudantes das escolas públicas conhecerão os vencedores do concurso de redação “A EMERJ e o Juiz do Futuro. A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro promoverá a cerimônia de premiação em um evento híbrido no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, no primeiro andar da EMERJ. A cerimônia será transmitida simultaneamente por meio do canal oficial da Escola no Youtube e na plataforma Zoom, a partir das 14h.


A comissão formada por magistrados avaliou 66 redações de alunos do ensino público que cumpriram as exigências do edital. Foram observadas a pertinência ao tema proposto; a criatividade do trabalho; a compreensão sobre o papel do Poder Judiciário na sociedade brasileira; a clareza no desenvolvimento das ideias; e a correção ortográfica e gramatical do texto. Cada um desses quesitos valeu um ponto, sendo cinco pontos a nota máxima.


O Projeto foi uma oportunidade para os alunos da rede pública de ensino de todo o estado do Rio de Janeiro. Os autores que apresentaram os melhores textos serão premiados com notebooks, tablets ou celulares, e as escolas dos ganhadores receberão computadores.


O projeto, apoiado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), pela Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (MÚTUA) e pela Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), visa aproximar os alunos de escolas públicas municipais e estaduais do Rio de Janeiro às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça, despertando nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao Poder Judiciário.


As redações


A proposta foi que os estudantes elaborassem um texto que demonstrasse sua compreensão sobre a necessidade de um Poder Judiciário independente para a sociedade brasileira e o papel essencial dos magistrados para a garantia de direitos. As redações estão separadas em duas categorias. A 1ª, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, foi sobre o tema “Por que eu gostaria de ser juiz?”. Já na 2ª categoria, alunos do Ensino Médio argumentaram sobre “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito?”.


A premiação


Os prêmios foram oferecidos pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), pela Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (MÚTUA) e pela Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), sem qualquer ônus à EMERJ.


Os prêmios estão divididos da seguinte forma:


- Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook.
- Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablet;
- Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular.
- As instituições de ensino dos estudantes autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop.
- Todos os estudantes dessa edição do projeto receberão um certificado de participação.




26 de Outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)