Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Prazo para o recebimento das redações do projeto “A EMERJ e o Juiz do Futuro” termina na semana que vem


clique na imagem para ampliar


Alunos da rede pública de ensino ainda podem se inscrever no novo projeto da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro “A EMERJ e o Juiz do Futuro”. O prazo final para que os professores coordenadores das escolas enviem as redações dos estudantes é 3 de novembro.


Até sexta-feira, 22 de outubro, a EMERJ já havia recebido mais de 60 redações dos alunos dos ensinos fundamental e médio de todo o estado. Os autores que apresentarem os melhores textos serão premiados com notebooks, tablets ou celulares, e as escolas dos ganhadores receberão computadores.


O projeto, apoiado pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), pela Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação Nacional de Desembargadores (ANDES), visa aproximar os alunos de escolas públicas dos municípios que integram o estado às funções da magistratura e ao direito fundamental de acesso à Justiça, despertando nos estudantes o interesse pelos temas relacionados ao Poder Judiciário.


As redações


Os estudantes deverão elaborar um texto que demonstre sua compreensão sobre a necessidade de um Poder Judiciário independente para a sociedade brasileira e o papel essencial dos magistrados para a garantia de direitos. As redações estão separadas em duas categorias. A 1ª, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, será sobre o tema “Por que eu gostaria de ser juiz?”. Já na 2ª categoria, alunos do Ensino Médio terão que argumentar sobre “Por que os juízes são importantes em um Estado Democrático de Direito? ”.


A redação deverá ser do gênero dissertativo-argumentativo; ser escrita a caneta; ser realizada individualmente pelo estudante; ter, no mínimo, 25 e, no máximo, 30 linhas; conter um título que venha abaixo da categoria escolhida; ser redigida pelo estudante, por cuidador ou por responsável à mão na folha da redação; e ser obrigatoriamente inédita e original.


Envio das redações e avaliação


Os trabalhos dos alunos deverão ser enviados, separadamente, por categoria, em um envelope lacrado, com uma folha de identificação do conteúdo, constando as seguintes informações: nome da instituição de ensino, endereço da instituição e nome do coordenador. Dentro do envelope, deverão constar as folhas de redação, cópia da ficha de inscrição e termo de autorização dos pais ou responsáveis. Cada redação deverá, também, ser identificada, de forma legível e visível no topo da primeira folha, com nome completo do aluno, data, ano escolar e nome da instituição de ensino.



Os trabalhos de cada categoria deverão ser enviados preferencialmente por correspondência ou ser entregues na EMERJ, localizada na Rua Dom Manuel, nº 25, 3º andar, sala 304, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20010-090, até às 17h do dia 03/11/2021.


Recebidas as redações, elas passarão pela comissão do concurso, formada por magistrados, para serem analisadas e premiadas. A comissão elegerá, dentre todos os trabalhos recebidos, os três melhores de cada categoria, avaliando a pertinência ao tema proposto; a criatividade do trabalho; a compreensão sobre o papel do Poder Judiciário na sociedade brasileira; a clareza no desenvolvimento das ideias; e a correção ortográfica e gramatical do texto. Cada um desses quesitos valerá um ponto, sendo cinco pontos a nota máxima. A avaliação dos trabalhos pela Comissão Julgadora ocorrerá de 5 a 26 de novembro. Os resultados serão divulgados dia 1º de dezembro e a cerimônia de premiação está prevista para 3 de dezembro.


Inscrições


Gratuitas, as inscrições devem ser feitas pelas instituições de ensino, por meio de seus coordenadores, obrigatoriamente pelo formulário on-line disponível no site da EMERJ entre os dias 2 de setembro e 03 de novembro (www.emerj.tjrj.jus.br). O professor/coordenador será responsável pelo preenchimento adequado de todas as informações e individualização dos autores e pelo envio de cada um dos trabalhos.


No caso de alunos menores de idade, também deverá ser enviado uma autorização dos pais ou responsáveis para a participação. Alunos com deficiência, que necessitem de cuidador, deverão enviar uma autorização dos pais ou responsáveis, com a completa qualificação do cuidador, para que esse transcreva ou auxilie o aluno em sua redação.


A premiação


Fornecidos diretamente pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), pela Mútua dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e pela Associação Nacional dos Desembargadores (ANDES), sem qualquer ônus à EMERJ ou incorporação ao seu patrimônio, os prêmios estão divididos da seguinte forma:


- Os estudantes autores dos três melhores trabalhos, em cada categoria, receberão um certificado de premiação.
- Os autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, em cada categoria, receberão um notebook.
- Os autores dos trabalhos classificados em 2º lugar, em cada categoria, receberão um tablet;
- Os autores dos trabalhos classificados em 3º lugar, em cada categoria, receberão um celular.
- As instituições de ensino dos estudantes autores dos trabalhos classificados em 1º lugar, por categoria, receberão um computador desktop.


Resultado e premiação


Através do site oficial da EMERJ, o resultado do concurso será divulgado no dia 1º de dezembro. A cerimônia de premiação será no dia 03 de dezembro.


As instituições de ensino serão responsáveis pelo fornecimento dos dados de contato dos estudantes, assim como dos seus responsáveis e dos professores orientadores, para a entrega dos prêmios. Sendo o estudante menor de idade, deverão ser apresentados os seguintes documentos para o recebimento da premiação:


- Certidão de nascimento ou documento de identificação oficial com foto da criança ou do adolescente.
- Documento de identificação oficial e CPF dos pais, tutor ou responsável pela guarda da criança ou do adolescente vencedor.
- No caso de guardião ou tutor, será necessário apresentar o documento que comprove a guarda ou a tutela.


Caso o estudante vencedor seja maior de idade, deverão ser apresentados um documento oficial com foto e o número do CPF. https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/concursos/concurso-redacao-juiz-do-futuro/concurso-redacao-juiz-do-futuro.html



25 de Outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)