Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Inscrições abertas para a primeira imersão on-line "Jornadas na EMERJ"


Inscrições abertas para a primeira imersão on-line “Jornadas na EMERJ”
clique na imagem para ampliar

A primeira imersão da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro será “Jornadas EMERJ: Imersão em Direito Civil, Empresarial e Processo Civil”. O curso é para aqueles que desejam ingressar na Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - estudantes e operadores de Direito. As aulas serão no dia 16 de abril, das 8h às 18h, e os participantes terão acesso ao conteúdo durante 30 dias.


“O curso utilizará questões de concursos públicos de nível elevado e a jurisprudência mais atual", afirma o coordenador, juiz Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); presidente da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso (CEVIJ); presidente do Fórum Nacional da Justiça Protetiva (FONAJUP); presidente do Fórum Permanente da Criança, do Adolescente e da Justiça Terapêutica da EMERJ; e Diretor de Direitos Humanos e Proteção Integral da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ).


Esta imersão é a primeira de uma série de cursos livres. Cada imersão traz os temas mais polêmicos e exigidos em concursos públicos. As Jornadas EMERJ estão programadas para trazer um novo curso por mês. Os interessados devem se inscrever em cada tema do seu interesse, no site da Escola.


A Imersão em Direito Civil, Empresarial e Processo Civil terá três módulos:


O módulo de Direito Civil será dividido em duas etapas. A primeira será das 8h às 10h, com a professora Cristina de Seta. Ela é doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), mestre em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), pesquisadora do Instituto de Estudos Comparativos em Administração de Conflitos (INCT-InEAC) e professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autora do livro “Consenso nas Decisões do Supremo Tribunal Federal: Um Estudo Empírico Sobre a Construção da Verdade Jurídica” e da obra coletiva “Estatuto da Pessoa com Deficiência: Comentários à Lei 13.146/2015”.


A segunda etapa será das 10h às 12h, com o professor Luiz Paulo Vieira de Carvalho. Ele é mestre em Direito e Ciências Jurídicas pela Universidade de Lisboa, presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) e Coordenador Acadêmico de Pesquisas Científicas e de Jurisprudência do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM-RJ). Autor das obras "Direito Civil-Questões Fundamentais e Controvérsias na Parte Geral, no Direito de Família e no Direito das Sucessões” e "Direito das Sucessões”.


O módulo de Direito Empresarial será das 13h às 15h, com o promotor de Justiça Juan Luiz Souza Vazquez. Ele é doutorando em Direito Mercantil pela Universidad Complutense de Madrid e mestre em Direito pela Universidade Candido Mendes. Autor de diversos artigos publicados em revistas Científicas.


O módulo de Processo Civil será das 15h às 18h, com o professor Guilherme Kronemberg Hartmann. Ele é doutor e mestre em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-graduado em Direito Público e Privado pela EMERJ. Professor de Direito Processual Civil da UFRJ, EMERJ e UNESA. Autor do livro "Competência no Processo Civil: da teoria tradicional à gestão judicial da competência adequada” e coautor do livro 'Petições & Prática Cível”.


Para realizar a inscrição acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursos_livres/2021/jornadas-EMERJ/jornadas-EMERJ.html



29 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)