Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Fiquei muito feliz em receber a notícia de que seria homenageado pela EMERJ”, diz professor Ricardo Lira em solenidade da Escola


imagem da notícia “Fiquei muito feliz em receber a notícia de que seria homenageado pela EMERJ”, diz professor Ricardo Lira em solenidade da Escola
clique na imagem para ampliar


Em reconhecimento pela sua trajetória no Direito, como professor e procurador do Estado do Rio de Janeiro, a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) homenageou, na última sexta-feira, dia 19, o professor Ricardo-Cesar Pereira Lira, com a inauguração de seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola.


“É uma honra homenagear um dos mais importantes juristas do país. Fazem parte da Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ aquelas pessoas que contribuíram ou contribuem compartilhando seus conhecimentos para que esta seja uma Escola de excelência, respeitada em todo o país como uma das melhores, e, por que não dizer, a melhor escola judiciária do país”, disse a diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, na abertura da solenidade.


O evento foi realizado de forma híbrida, via plataforma YouTube e presencialmente no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, seguindo todos os protocolos de biossegurança em decorrência da Covid-19. Além dos magistrados presentes, todos os familiares do homenageado também apresentaram comprovante de vacinação.


Homenagem


Participaram da solenidade, presencialmente, além da diretora-geral da EMERJ e do homenageado, os desembargadores Marco Aurélio Bezerra de Melo, vice-presidente do Conselho Consultivo da EMERJ, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Meio Ambiente e Moradia (NUPEAMIA), presidente do Fórum Permanente de Direito Civil Sylvio Capanema de Souza e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá; Patrícia Ribeiro Serra Vieira, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membra do Conselho Consultivo e presidente da Comissão Pedagógica e de Ensino da EMERJ; e Marcos Alcino de Azevedo Torres, presidente do Fórum Permanente de Direito da Cidade e doutor em Direito pela UERJ.


Além dos magistrados, o evento teve a presença de familiares e amigos do professor Ricardo-Cesar. O diretor do Departamento de Comunicação Institucional (DECOM) da EMERJ, Francisco Budal, foi o cerimonialista.


Ainda na abertura, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, destacou: “Professor, todo o mundo jurídico nacional e estrangeiro o respeita, admira e o reverencia como um jurista raro, diferenciado, coerente, engajado, humanista, comprometido e principalmente sensível às necessidades sociais do povo brasileiro. O professor sensível é aquele que faz transmitir a mensagem que aflora nos alunos, que deixa uma semente para frutificar”.


Rodeado por admiradores, o professor Ricardo Lira falou da sua alegria em receber a homenagem: “Fiquei muito feliz em receber a notícia de que seria homenageado pela EMERJ com o título de conferencista emérito, uma Escola que tem por finalidade desenvolver e consolidar os conhecimentos necessários para o exercício das funções da magistratura estadual, além de atualizar bacharéis em Direito. Muito obrigado!”.


O desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, que foi aluno do professor Ricardo Lira, afirmou que foi um dia especial para a Escola.


“Hoje, estamos na EMERJ fazendo justiça, pois o Ricardo Lira é um professor espetacular. Como aluno, ouvi do professor que se a pessoa vai estudar Direito e não pensa nele como instrumento de transformação da sociedade, é melhor não estudar a matéria. Estamos, todos, muito felizes. É um dia de festa na Escola da Magistratura”, disse.


“Sinceramente, estou emocionada. Esse retrato está atrasado. O Tribunal [Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro] tem muitos alunos seus. O professor Ricardo Lira tem o magistério no sangue; uma oratória invencível; uma voz forte, com precisão em tudo o que faz. O senhor é um exemplo para todos nós”, afirmou a desembargadora Patrícia Ribeiro, que também foi sua aluna.


“O professor Ricardo Lira inspirou uma geração que resultou na criação do nosso Fórum Permanente de Direito da Cidade da EMERJ. Para mim, é uma grande honra estar presente nessa homenagem, pois o senhor representa muito para nós. O retrato marca uma nova fase em nossa Escola”, disse o desembargador Marcos Alcino.


O homenageado


Ricardo-Cesar Pereira Lira se formou em Direito em 1955 pela antiga Universidade do Estado da Guanabara, a atual Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Em 1972, tornou-se doutor em Direito pela UERJ, onde, atualmente, é professor visitante, atuando nos temas: propriedade urbana, contratos, responsabilidade civil, subjetividade jurídica e estatuto da cidade. Ricardo-Cesar exerce, também, a presidência científica da Associação Brasileira de Direito Civil (ABDC) desde sua criação.


Foi procurador do Estado do Rio de Janeiro, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), vice-diretor da UERJ e diretor-geral da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OAB/RJ).


Para assistir à transmissão completa do evento, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=guZ2eL4RBGs


Fotos: Guilherme Metello




22 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)