Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Encerrada a 1ª temporada do programa Livro Aberto com contos de Machado de Assis


Encerrada a 1ª temporada do programa Livro Aberto com contos de Machado de Assis
clique na imagem para ampliar

“Eu espero que essas leituras tenham despertado o interesse de ler outras obras de Machado de Assis, como despertou em nós”, ressaltou a desembargadora Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), no último evento da 1ª temporada do programa Livro Aberto.


O encontro ocorreu na noite da última quinta-feira (29) por meio das plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa é uma iniciativa da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira com produção da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


Logo depois da apresentação, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, abriu o bate-papo com os magistrados e os espectadores e disse o porquê da escolha de Machado de Assis para a 1ª temporada: “Começamos por Machado porque entendemos que, assim como Machado de Assis, vários outros autores negros no Brasil, ainda hoje, não têm o devido reconhecimento. A obra de Machado é uma aventura maravilhosa, pois encontramos na obra todas as realidades que não mudam no Brasil”.


O desembargador Cezar Augusto Rodrigues Costa foi convidado para comentar a obra “O Alienista”. Cezar Costa revelou que o conto trata dos poderes políticos.


“Bacamarte acaba aprisionando 4/5 da população em Itaguaí. Se nós montarmos uma peça teatral com certeza daria os principais papéis: o médico, a Câmara dos Vereadores, a Igreja Católica e o barbeiro. Com isso, já dá para identificar na figura do senhor Bacamarte o que nós chamaríamos, hoje, de Poder Executivo; na Câmara dos Vereadores identificamos o Poder Legislativo; o Poder Eclesiástico atribuiríamos à Igreja Católica; e o barbeiro, que representa o povo. Esse conto trabalha com dados atemporais e tem uma crítica muito grande ao Poder”, falou o desembargador Cezar Costa.


A desembargadora Ana Maria de Oliveira encerrou a transmissão e convidou os espectadores a participarem da 2ª edição do programa: “Gostaria de convidar a todos para a próxima leitura. Nós estamos entrando em outro universo da literatura, o universo da Lygia Fagundes Teles, que é uma escritora de 98 anos, e queremos homenageá-la lendo seus contos. Então, a partir do dia 12 de agosto teremos a leitura de quatro contos da Lygia, como também rodas de conversas e reflexão. Vamos caminhando com o Livro Aberto esperando que ele nos abra para outros saberes e outros questionamentos”.


Livro Aberto


O programa Livro Aberto tem como objetivo divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar reflexão crítica. Nesta 1ª temporada, os magistrados do Poder Judiciário leram as obras de Machado de Assis, um dos mais renomados contistas da literatura brasileira. Os contos escolhidos foram “Teoria do medalhão”, “O espelho”, “O segredo do Bonzo” e “O Alienista”. O último conto foi dividido em duas partes, discutidos nos dias 22 e 29 de julho.


As aberturas das transmissões foram feitas pela assessora de fomento à cultura da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, Silvia Monte.


Os magistrados que participaram da roda de leitura foram: desembargadores Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e Heleno Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e as juízas Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad e Rosana França.


O Alienista:


Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico reconhecido na Europa e no Brasil, ele retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar mais a sua profissão, a psiquiatria. Posteriormente, constrói na cidade um manicômio, chamado Casa Verde. No início eram internadas pessoas consideradas, pela sociedade, como loucas. Porém, o doutor Bacamarte fica obcecado pela profissão e acaba enxergando loucura em todos, o que faz o manicômio ficar lotado. Como a população fica assustada com as internações, ela provoca uma revolta, a Revolta dos Canjicas, liderada pelo barbeiro, Porfírio


Os eventos da EMERJ ficam disponíveis para serem visualizados após a transmissão. Caso queira assistir ao programa completo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=rVEUE-q3G7c


Para assistir os demais programas sobre os contos de Machado de Assis, acesse o canal do YouTube da EMERJ, Emerj eventos.


Para baixar os contos lidos na 1ª temporada, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html


Foto: Rosane Naylor.



02 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)