Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ promoverá debate sobre direitos dos animais em encontro virtual


imagem da notícia EMERJ promoverá debate sobre direitos dos animais em encontro virtual
clique na imagem para ampliar


A 6ª reunião do Fórum Permanente de Pós-Humanismo e Defesa dos Animais Cláudio Cavalcanti da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) trará o tema “Direito Animalista: A Natureza e Além” para debate. O encontro ocorrerá às 14h no dia 07 de dezembro, por meio das plataformas Zoom e YouTube. No webinar será lançado o livro “Direito Animalista: A Natureza e Além”, organizado por dois palestrantes desse evento: pela vice-presidente do Fórum, Lúcia Frota Pestana de Aguiar, e pelo professor Rafael Além Mello Ferreira.


O evento será aberto pelo desembargador André Gustavo Corrêa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia e coordenador do Núcleo de Pesquisa Liberdades de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS), ambos da EMERJ.


Palestras


Os palestrantes serão: a vice-presidente do Fórum que está promovendo o webinar, Lúcia Frota Aguiar, doutora e mestre em Direito pela UNESA e diretora da Escola de Administração Judiciária do TJRJ; o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa (ULL), José Alberto Rodriguez Lorenzo González; a professora da ULL e pesquisadora do Centro de Estudos Jurídicos, Econômicos e Ambientais (CEJEA) Filipa Paes D’aguiar, doutora em Direito pela ULL; o professor da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) Rafael Além Ferreira, doutor em Direito pela UNESA e mestre em Direito pela FDSM; e o professor de Filosofia da PUC-Minas André Luiz Gonçalves, doutor em Ética pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Ética pela PUC-Campinas.


Direito dos animais


O Direito Animalista visa proteger os direitos dos animais. Esse movimento luta para evitar que os seres humanos transformem os animais, quaisquer que sejam, em propriedades. O movimento além de regular o uso “humanitário” de animais, procura incluí-los na comunidade moral ao garantir que seus interesses básicos sejam respeitados, da mesma forma como são respeitados os interesses dos humanos.


No dia 29 de setembro de 2020, a Lei 14.064/2020 entrou em vigor. Ela altera a Lei nº 9.605/98 com o intuito de aumentar as penas para o crime de maus-tratos aos animais quando se tratar de cão ou gato. O artigo 32 da Lei 9.605/98 declara que praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. De acordo com a lei anterior, a pessoa teria como pena detenção de três meses a um ano e multa. Com a Lei 14.064/20, a pena foi alterada.


“Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas descritas no caput deste artigo será de reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda”, estabelece o artigo 32 da Lei 14.064/20.


Os webinars da EMERJ são gratuitos e concedem horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) aos estudantes de Direito que se inscreverem no evento. Para se inscrever nesse encontro, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8071.html




26 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)