Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



EMERJ lamenta morte do desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey


clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) manifesta profundo pesar pela morte do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) Eladio Luiz da Silva Lecey, nesta terça-feira, dia 21, aos 76 anos.


O desembargador Lecey era presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Ele tinha mais de 40 anos de atuação em escolas judiciais e foi uma das personalidades que mais se destacaram em favor do aprimoramento do ensino judicial no Brasil, principalmente em matéria de Direito Ambiental.


ENFAM e EMERJ


Em 2017, o desembargador foi agraciado com a Comenda do Mérito em Educação Judicial da ENFAM. No mesmo ano, a EMERJ participou do encontro organizado pela instituição com o desembargador Eladio Lecey, em São Paulo. Em 2018, o desembargador Lecey veio à Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e participou da aula inaugural do curso de Formação de Formadores (FOFO I) da ENFAM. No ano seguinte, ele foi debatedor no evento da EMERJ “A Representação de Pessoas Transexuais e Transgêneras na Justiça Brasileira: uma análise do discurso judicial nas ações de retificação de registro civil”.


Prêmio


Em 2020, a Escola da Magistratura da Ajuris instituiu o Prêmio Eladio Lecey de Sustentabilidade, que tem por objetivo disseminar a produção científica, fomentar o debate e contribuir para a implementação de uma cultura de sustentabilidade. O desembargador Lecey, foi diretor da instituição de 1988 até 1991.


A EMERJ presta solidariedade aos familiares, amigos e admiradores do magistrado.



21 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)