Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Diretora-geral da EMERJ participa de reabertura do Museu da Justiça


clique na imagem para ampliar


A diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, participou da reabertura do Museu da Justiça, nesta segunda-feira, dia 18, ao lado do presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e do corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo.


Em decorrência da pandemia da Covid-19, o museu permaneceu fechado por quase dois anos. Nesta manhã, foi inaugurada a exposição “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro”, que relembra os principais desafios da saúde pública do estado desde a época colonial até os dias atuais. Na exposição, é possível conferir fotos, charges, dados e notícias publicadas nas épocas correspondentes.


No local, o visitante poderá aprofundar seus conhecimentos sobre outras pandemias, como a da varíola e da febre amarela, e descobrir como a ciência se aprimorou para garantir a saúde e o bem-estar de toda a população. Na amostra, personagens como Carlos Chagas e institutos de pesquisa, como a Fundação Oswaldo Cruz, também têm papel de destaque.


Protocolos de segurança


O Museu da Justiça reabriu, mas a pandemia ainda é um problema presente e cuidados são necessários. Para visitar a exposição, a pessoa deverá usar máscara – obrigatória durante toda a visita-, apresentar a carteira de vacinação com o esquema vacinal completo ou a dose única, além de ter sua temperatura aferida. Com os devidos protocolos, o visitante poderá visitar todos os espaços do museu.


Como visitar


A exposição “Pandemias e Epidemias no Rio de Janeiro” pode ser visitada de segunda a sexta, das 11h às 17h, no Museu da Justiça, de forma gratuita. O museu está localizado na Rua Dom Manuel, nº 29, no centro do Rio de Janeiro, e a exposição está no segundo andar da instituição.



19 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)