Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, é membra honorária do Instituto dos Advogados Brasileiros


clique na imagem para ampliar


“Prometo cumprir com dedicação os deveres de membro do Instituto dos Advogados Brasileiros, contribuindo para a realização de seus fins através do estudo do Direito, difusão dos conhecimentos jurídicos e culto à Justiça”, ressaltou a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, ao ler seu compromisso na cerimônia realizada dia 22, como membra honorária da instituição.


Realizado de forma virtual, em decorrência da pandemia da Covid-19, magistrados, advogados e operadores do Direito se reuniram, via YouTube, para a 54ª sessão ordinária do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).


“A honra é um atributo que reflete a probidade, a virtude e a coragem. Não se pode ter honra, a não ser agindo honradamente, por meio de ações socialmente virtuosas. Tornar-me membra honorária deste Instituto de Advogados, portanto, é trazer à tona valores muito caros ao comportamento humano, pois não se trata apenas do título em si, mas da valorização da conduta humana por trás da persona”, disse a desembargadora. E completou falando sobre o orgulho de se tornar membra honorária na IAB.


“Muito me orgulha a possibilidade de pertencer a um Instituto que, não sendo o local onde eu exerço o meu ofício e função pública de magistrada, é o espaço que homenageia esse exercício, valoriza, em outras palavras, a minha vocação pessoal, o dia a dia do meu trabalho em prol do outro, pelo qual tenho dedicado com afinco e tenacidade em mais de 30 anos de carreira na magistratura. Trata-se, assim, do reconhecimento de uma vida que, com obstinação e perseverança, tenho levado adiante tentando realizar, na vida dos jurisdicionados, a Justiça em todas as suas múltiplas formas”, destacou.


O IAB é presidido pela advogada trabalhista Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, reeleita para o biênio 2020/2022. Em sua posse como membra honorária, a desembargadora Cristina Tereza Gaulia reconheceu o trabalho da advogada e falou da felicidade em ver mulheres presidindo as instituições.


“O Instituto é, atualmente, presidido por uma mulher, a doutora Rita de Cássia Sant’Anna Cortez, reconhecida profissional, admirada cidadã e festejada humanista. A advogada especialista em direito do trabalho foi a primeira mulher reeleita como presidente do IAB e a ter dois mandatos consecutivos, contando na sua reeleição com o maior número de votos já registrados no histórico das eleições do Instituto. Tal conquista, por inúmeros motivos, nos orgulha demasiadamente, especialmente em um país como o Brasil, em que as mulheres, mesmo notoriamente detentoras de todas as qualidades técnicas e requisitos laborais necessários, enfrentam explícitas dificuldades para alcançar cargos de liderança, e onde a equidade de gênero ainda é um tema a ser discutido e diariamente asseverado”, disse a magistrada.


“O IAB prosseguirá na luta pelas igualdades, de forma geral, e em defesa principalmente do Estado Democrático de Direito. Isso nós não abrimos mão em nenhum momento da nossa caminhada. Tenho certeza de que o nosso trabalho dará um resultado fantástico”, destacou a presidenta do IAB, Rita de Cássia Sant’Anna Cortez.


Homenagens


“Falar da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, para mim, é algo de muita honra. Ela, desde sempre, mantém sua performance, uma magistrada com viés altamente social e que tem as preocupações que são caras ao IAB. Tenho certeza que seu ingresso em nossa instituição contribuirá muito para o estudo do Direito, para o engrandecimento do enlace que existe entre a EMERJ e o IAB “, afirmou o diretor-adjunto de apoio a realização de eventos em parceria com o IAB, André Luis Mançano Marques.


“A desembargadora Cristina Tereza Gaulia é uma amiga muito querida, que conheci como promotora de Justiça e agora desembargadora, diretora-geral da EMERJ. É uma estrada longa, a desembargadora é uma pessoa avançada, democrata, que foi uma das grandes responsáveis pelo o que hoje no estado do Rio de Janeiro são os Juizados Especiais Cíveis, o acesso à justiça para cidadania. Ganharemos uma contribuição enorme com sua chegada e também poderemos estender os laços do instituto com a EMERJ, que é em benefício da nossa advocacia geral”, destacou o diretor-secretário do setor administrativo do IAB, Antônio Laért Vieira Júnior.


Instituto dos Advogados Brasileiros


Fundado em 1843, como consequência dos cursos jurídicos no Brasil e do exercício da advocacia e como a mais antiga casa de estudo do Direito das Américas, sua história se confunde com a própria história do país. O IAB nasceu com o objetivo principal de criar a Ordem dos Advogados e tem sido, desde então, o guardião do Direito, das instituições democráticas e das liberdades públicas.


Atualmente, o IAB corresponde à Academia da Advocacia, como um espaço dedicado à cultura e ao debate dos grandes temas nacionais, bem como de defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito. Em sua trajetória centenária, o IAB atravessou momentos de grande ebulição política. Entretanto, em todo esse tempo, o IAB jamais abandonou o grande compromisso de ser referência acadêmica e intelectual na vida jurídica do país.


Para conhecer mais sobre a instituição, acesse: https://www.iabnacional.org.br/conheca-o-iab


Para assistir à reunião e a cerimônia de posse da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=zju-VN3z5EM&ab_channel=TVIAB.InstitutodosAdvogadosBrasileiros



29 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)