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Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Departamento de Administração da EMERJ investe em capacitação e treinamento da equipe para atingir as metas de 2022
Conheça o DEADM


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“O DEADM é o Departamento de Administração da Escola, responsável por gerir os recursos da Escola, quais sejam: os recursos financeiros, os recursos humanos, bem como os recursos de infraestrutura”, esclarece a diretora do setor, Andréa Andrade de Souza e Silva.


Em seu organograma, o Departamento de Administração da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) congrega duas divisões e seis serviços: Divisão de Finanças (DIFIN) e Divisão de Licitações e Contratos (DILIC); Serviço de Gestão de Recursos e Arrecadação (SERRI), Serviço Contábil (SEBIL), Serviço de Cotação (SECOT), Serviço de Compras (SECOM), Serviço de Almoxarifado (SEALM) e o Serviço de Logística (SELOG).


O DEADM


A diretora do Departamento, Andréa Andrade, falou a respeito do trabalho prestado pelo setor: “Nosso objetivo principal é aplicar os recursos de forma responsável e diligente e prestar contas, cumprindo sempre o amplo arcabouço legal exigido para a gestão de recursos no setor público”.


Trabalho remoto


A respeito do trabalho remoto adotado durante o período de pandemia, Andréa Andrade destacou a boa adaptação da equipe. Ela também comentou sobre o retorno das atividades presenciais em decorrência do avanço da vacinação.


“Posso afirmar que foi um sucesso a adaptação do nosso pessoal ao trabalho remoto, em home-office. Todos nos superamos, nos reinventamos e avançamos em muitos aspectos, principalmente na parceria com o colega de trabalho. Percebemos um grande amadurecimento profissional que esse momento nos oportunizou. O retorno ao trabalho presencial foi gradativo, a EMERJ nesse tempo cumpriu à risca os atos emanados pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio [desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira]. Chegamos em setembro com 95% da força de trabalho presencial, de forma segura e responsável”, disse.


Estrutura organizacional


Com a gestão da EMERJ, da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o DEADM passou por mudanças. Sobre o assunto, Andréa Andrade disse: “Propomos mudanças na estrutura organizacional do DEADM, criando a Divisão de Licitações e Contratos, setor responsável pela cotação de preços para a aquisição de bens e serviços demandados pela alta administração, mediante a elaboração dos editais de licitação, minutas de contratos, de convênios e de termos de parceria”.


ISO 9001


A diretora do DEADM, Andréa Andrade, explicou o funcionamento do setor para a manutenção da certificação da norma ISO 9001, especialmente durante a pandemia.


“Para a manutenção do ISO 9001, o DEADM tira o melhor proveito desse momento, visto que nos proporciona uma reflexão sobre nossas rotinas do dia a dia, mediante as revisões das RAD [Rotinas Administrativas] e do Mapa de Riscos. Minha percepção em relação à equipe é que a cada auditoria que enfrentamos, amadurecemos mais; o pós-auditoria é uma sensação ímpar de trabalho realizado e de efetiva melhoria contínua. A manutenção do certificado ISO é de suma importância para a EMERJ, pois é o selo de qualidade que evidencia a excelência da instituição”, disse.


A certificação demonstra a adequação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) aos requisitos da norma ISO 9001, que passam por auditorias anuais. A ISO 9001:2015 é a norma de SGQ reconhecida internacionalmente, utilizada por organizações que desejam comprovar sua capacidade de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seus clientes e requisitos legais e regulatórios aplicáveis, com o objetivo de aumentar a satisfação do cliente por meio de melhorias de processo e avaliação de conformidade. A EMERJ é a única Escola da Magistratura em todo o país com todos os processos de trabalho certificados de acordo com a norma ISO 9001, o que demonstra o grau de excelência atingido. A Escola é certificada desde 2004.


Metas para 2022


Para o próximo ano, o Departamento já definiu alguns objetivos. O principal deles é a implementação do cartão de crédito como forma de pagamento para alunos.


“O DEADM tem como meta, para atender a demanda da nova gestão, a implementação do cartão de crédito como meio de pagamento para os alunos da EMERJ, com isso pretendemos praticamente "zerar" a inadimplência, nosso grande desafio. Outra meta é a capacitação da equipe do DEADM na nova Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública, para isso temos participado dos cursos e seminários sobre o tema. Dessa forma, para os próximos anos, o DEADM contará com uma equipe altamente treinada para cumprir com excelência a sua missão maior, que é de gerir os recursos da EMERJ”, explicou a diretora.


Contato


Para mais informações e contato com o Departamento, há dois canais, são eles: o e-mail emerjadm@tjrj.jus.br e o telefone (21) 3133-3672


Fotos: Guilherme Metello




19 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)