Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Conselho Consultivo debate as diretrizes do biênio 2021/2022


Conselho Consultivo debate as diretrizes do biênio 2021/2022
clique na imagem para ampliar

“Uma escola só pode ser bem administrada em equipe. E eu sou uma gestora que, particularmente, gosta de trabalhar em equipe”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na primeira reunião do Conselho Consultivo nesta sexta-feira (12).


Estiveram reunidos presencialmente o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, vice-presidente do Conselho; os desembargadores Ricardo Couto e Patrícia Ribeiro Serra de Castro, membros do Conselho; e a secretária-geral da EMERJ, Luiza Castro. A chefe de Gabinete, Ruth Evangelina Filgueiras David, acompanhou toda a reunião.


Os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, Jacqueline Lima Montenegro e Cláudio Luis Braga Dell’Orto, e a juíza Adriana Ramos de Mello - também membros do Conselho -, e o desembargador Claudio Brandão de Oliveira, diretor-adjunto administrativo, participaram virtualmente, seguindo as normas de distanciamento social.


Margaret de Olivaes Valle dos Santos, presidente da Comissão de Concursos, acompanhou a reunião, em que os diretores de departamento e de divisão foram apresentados.


“Nessa primeira reunião, vamos apresentar as diretrizes para os próximos dois anos, mas vamos, mais do que isso, apresentar os níveis intermediários de gerência, os diretores de departamento e de divisão que farão o planejamento acontecer na prática”, esclareceu a desembargadora Cristina Gaulia.


“Acredito que quando descentralizamos poderes e fazemos um processo decisório em que se escuta várias sugestões e ideias, chegamos a uma conclusão coletiva do que é melhor para a administração da instituição de ensino. E, certamente, essa administração será mais perfeita, irá atender melhor os alunos e privilegiar os magistrados. Essa gestão da EMERJ tem a finalidade de planejar estrategicamente as diretrizes da Escola para os próximos dez anos, concluiu a diretora-geral e presidente do Conselho Consultivo.


O Conselho Consultivo


Previsto no Regimento Interno da EMERJ, o Conselho Consultivo do biênio 2021/20122 é formado por magistrados, todos mestres ou doutores.

De acordo com o Regimento Interno, o Conselho é constituído por oito magistrados - indicados pela diretora-geral -, com funções específicas, entre elas estão: assessorar permanentemente a direção da Escola; aprovar os regulamentos de cursos; aprovar os nomes indicados para compor a galeria de professores eméritos; aprovar os nomes indicados para receber a medalha da EMERJ; e aprovar o Regimento Interno da Instituição.



12 de Fevereiro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)