Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Autoestima e Direito à Felicidade serão temas debatidos em webinar da EMERJ


Autoestima e Direito à Felicidade serão temas debatidos em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar

O Fórum Permanente de Direitos Humanos realizará no dia 07 de maio, às 14h, o evento “Preservando a Autoestima e o Bem-estar em Tempos de Pandemia: O Direito à Felicidade”. O webinar trará uma reflexão sobre os impactos da Covid-19 na saúde física e emocional dos trabalhadores. As transmissões serão por meio das plataformas Zoom e do canal do YouTube “Emerj eventos” com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


“O evento foi pensado como declaração de solidariedade a todas as vítimas diretas e indiretas dessa terrível pandemia. O objetivo principal é tratar do servidor, cansado e esgotado, especialmente as mulheres que trabalham em home office e acumulam horas indeterminadas de várias funções. Esse esgotamento leva ao agravamento da saúde física e mental, fazendo com que as pessoas adoeçam e morram não só de Covid, mas também da Covid, disse o presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa.


O desembargador Caetano Costa é doutorando em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona (UB/Espanha), mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela UB/Espanha. Autor de diversos artigos científicos e dos livros: “Para Além da Escuridão: Por Uma Justiça Emancipatória” e “Magistratura do Novo Milênio: Autoridade com Alteridade”.


Os palestrantes serão: Glícia Brazil, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), professora da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ) e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM); e Guilherme Sandoval Góes, pós-doutor em Geopolítica, Cultura e Direito pela Universidade da Força Aérea (UNIFA), doutor em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Direito Público pela UERJ e em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval (EGN). Professor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), da Universidade Cândido Mendes (UCAM) e da EMERJ; e membro do Fórum Permanente de Direitos Humanos da EMERJ.


Atuará como debatedora a vice-presidente do Fórum, Lívia de Meira Lima Paiva, doutoranda e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ). Professora efetiva do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Gênero, Raça e Etnia (NUPEGRE) da EMERJ. Lívia Paiva desenvolve pesquisas nas áreas de Direitos Humanos, Teoria do Direito, Políticas Culturais e Direito Penal.


O webinar será híbrido, ou seja, uma parte com foco nos aspectos emocionais e a outra, nos aspectos judiciais, como disse o presidente do Fórum, desembargador Caetano: “A ideia é na primeira metade do evento ter o contexto da psicologia, ao lidar com as angústias e as emoções. Já a segunda metade será mais jurídica, passando pelo terreno da dignidade humana”.


O evento será gratuito e para os estudantes de Direito, que participarem do webinar. Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).


Os interessados devem se inscrever por meio do link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/preservando-a-autoestima-e-o-bem-estar-em-tempos-de-pandemia.html



28 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)