Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Aplicativo para celular e nova rede sem fio são metas do Departamento de Tecnologia da Informação para 2022
Conheça o DETEC


Imagem que representa a notícia Aplicativo para celular e nova rede sem fio são metas do Departamento de Tecnologia da Informação para 2022 - Conheça o DETEC
clique na imagem para ampliar

Responsável pela tecnologia utilizada pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o Departamento de Tecnologia da Informação (DETEC) está sob a direção de Alexandre Nascimento de Souza, especialista em Gerenciamento de Projetos pela Project Management Institute (PMI).


Além de ser encarregado pela parte tecnológica da instituição, o DETEC congrega a Divisão de Design Gráfico (DIDEG) e o setor de áudio e vídeo.


O DETEC e a pandemia


Com a pandemia da Covid-19, o Departamento precisou se adaptar e inovar. Durante 2020 e grande parte de 2021, segundo o diretor do DETEC, o foco foi para as aulas on-line e para os eventos virtuais. Para 2022, o setor se dedicará ao modelo híbrido dos eventos.


Inovações tecnológicas e novo aplicativo


Com a direção-geral da desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o DETEC passou por uma reformulação tecnológica. Sobre o assunto, o diretor Alexandre Nascimento destacou as diferentes frentes de atuação do Departamento.


“Fizemos mudanças estruturais passando de uma tímida atuação de sustentação para uma abordagem multidisciplinar, passando a produzir vídeos, fazer streaming e ter presença virtual, design gráfico e web, publicações tradicionais, assim como EAD, desenvolvimento de sistemas e suporte geral”, disse.


Em breve, o site da EMERJ passará por mudanças.


“O site está muito desatualizado, com isso, juntamos as sugestões da coordenação do mestrado profissional, criamos um design moderno com base nas melhores práticas em navegação e usabilidade. Essa mudança certamente trará acessos de qualidade, assim como mais alunos em busca de informações”, explicou o diretor.


Novo aplicativo e rede sem fio


Com as metas para 2022 definidas, o DETEC está trabalhando em um novo aplicativo para a Escola e em uma nova rede sem fio (Wi-Fi).


Sobre o aplicativo, Alexandre Nascimento destacou: “Estamos desenvolvendo um aplicativo móvel, que aumentará a interação com os alunos e docentes. Ele nasce de uma necessidade de aproximação dos alunos com a administração da instituição, pois a forma de se comunicar estará nas mãos deles. Isso possibilitará diversas formas de auxílio com eventos, promoções, dúvidas, lista de livros, notas, boletos de pagamentos. A ideia é colocar a EMERJ na mão dos alunos”.


“Uma nova rede Wi-Fi será um fator diferencial para a Biblioteca da EMERJ [Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira], por exemplo. O objetivo com a nova rede de Wi-Fi é promover os espaços de frequência da Escola. Para que a Biblioteca seja um espaço de utilização, além de todo acervo, também é necessário ter um bom acesso à internet”, concluiu.


Contato DETEC


Para mais informações e contato com o Departamento há dois canais, são eles: o e-mail emerj.detec@tjrj.jus.br, ou então o telefone (21) 3133-1880.




3 de dezembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)