Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Acervo de obras do ministro Carlos Alberto Menezes Direito será inaugurado na Biblioteca da EMERJ


Acervo de obras do ministro Carlos Alberto Menezes Direito será inaugurado na Biblioteca da EMERJ
clique na imagem para ampliar


A Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira receberá, no dia 8 de setembro, a família do ministro Menezes Direito para a cerimônia de doação de cerca de 5.500 obras da coleção particular da Biblioteca do ministro. A cerimônia será transmitida via YouTube, no canal da EMERJ-EVENTOS, às 14h.


Estarão presencialmente na cerimônia, seguindo todos os protocolos de biossegurança em decorrência da Covid-19, a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, representando a diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia; e a família do saudoso ministro: a viúva, Wanda Direito; os filhos, o desembargador Carlos Gustavo Direito, a promotora de justiça Luciana Direito e o advogado Carlos Alberto Direito Filho; o irmão, economista Paulo Roberto Direito; a cunhada, desembargadora Maria Sandra Rocha Kayat Direito; e a sobrinha, defensora pública Paula Direito.


O ministro, que morreu em setembro de 2009, aos 66 anos, terá uma sala de estudos inaugurada na Biblioteca em sua homenagem. A então Sala do Silêncio passará a se chamar Sala Ministro Menezes Direito.


Natural de Belém do Pará, Carlos Alberto Menezes Direito ingressou na magistratura como desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), pelo quinto constitucional da advocacia, em 1988. Em junho de 1996, tomou posse no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, em setembro de 2007, tomou posse no Supremo Tribunal Federal (STF) com a vaga aberta após a aposentadoria do então ministro Sepúlveda Pertence. Entre as atividades exercidas, foi presidente da Casa da Moeda do Brasil, secretário de Estado de Educação e presidente do Conselho Nacional de Direito Autoral, além de professor titular do Departamento de Ciências Jurídicas da PUC-RJ.


Parte das obras doadas estará disponível presencialmente na Biblioteca após a inauguração do acervo. Quanto à lista das obras, poderá ser consultada pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/colecoesespeciais.html


O evento será transmitido via YouTube no canal oficial da EMERJ: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos



02 de setembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)