Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Abertas as inscrições para o Curso de Extensão "Democracia à luz da Ciência Política: Uma Abordagem Contemporânea"


Abertas as inscrições para o Curso de Extensão “Democracia à luz da Ciência Política: Uma Abordagem Contemporânea”
clique na imagem para ampliar

"O curso tratará da ascensão do populismo, da ampliação dos estados de exceção, da polêmica em torno da participação das Forças Armadas na política, da repercussão das novas tecnologias digitais nas democracias, entre diversos outros temas", destaca o coordenador do "Curso Democracia à luz da Ciência Política: Uma Abordagem Contemporânea", Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco, doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (antigo IUPERJ - atual IESP-UERJ).


O curso de extensão está com as inscrições abertas. As aulas começam dia 22 de março e serão on-line pela Plataforma Teams. O principal objetivo é atualizar e aprimorar os profissionais de Direito e de outras áreas.


As aulas serão sempre das 9h30 às 12h30, às segundas-feiras e quartas-feiras, com os temas: "Conceitos fundamentais: política, Estado, democracia e cidadania"; "As formas do Estado de exceção e Estado democrático"; "Democracia, república e Estado de direito: a questão dos três poderes"; "Populismo e democracia no século XXI"; "Presidencialismo de coalizão: as relações entre Executivo e Legislativo na Nova República"; "Partidos políticos e democracia: uma relação necessária"; "Forças Armadas e política democrática"; "Segurança pública e política democrática"; "Mídia e política nas crises democráticas contemporâneas"; "Democracia e novas tecnologias digitais"; "Religião e política em um Estado Laico"; "Gênero e política"; e "Raça e política".


Conheça o corpo docente formado por mestres e doutores:


Coordenadores:


Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco - Professor Adjunto do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Veiga de Almeida (UVA). Coordena o Laboratório de Estudos Políticos de Defesa e Segurança Pública (LEPDESP), uma parceria entre IESP e Escola Superior de Guerra (ESG). É coordenador do grupo de trabalho de Teoria Política e Pensamento Político Brasileiro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS).


San Romanelli Assumpção (IESP-UERJ) - Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005), mestre (2008) e doutora (2012) em Ciência Política, com ênfase em Filosofia e Teoria Política Contemporânea, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DCP/FFLCH/USP).


Professores:


Ana Cláudia Lopes (USP) - Pesquisadora no programa de pós-doutorado do Departamento de Filosofia na Universidade de São Paulo. É doutora em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas;


Carina Gouvêa (UFPE) - Vice-Presidente da Comissão Especial de Bioética e Biodireito da Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Federal; professora do Programa de Pós Graduação em Direito Mestrado/Doutorado da Universidade Federal de Pernambuco (PPGD/UFPE); pós- doutora em Direito Constitucional UFPE; doutora e Mestre em Direito pela UNESA;


Fabiano Santos (IESP-UERJ) - Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1990) e doutora em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela mesma Instituição (1994);


Fernando Guarnieri (IESP-UERJ) - Cientista Político com interesse nas áreas de competição política e partidos políticos; com graduação, mestrado e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009). Pós-doutor pelo Centro de Estudos da Metrópole CEM/CEBRAP e pesquisador visitante na Universidade de Maryland College Park.


Juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro (EMERJ) - Pós-Doutoranda em Direitos Humanos pelo Instituto JUS GENTIUM da Faculdade de Direito de Coimbra, doutora em Direito Civil Constitucional pela Universidade de Direito do Estado do Rio de Janeiro, mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999); mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) , especialista em Direito Português pelo Centro de Estudos Judiciários de Portugal (1997) e especialista em Ciência Política pelo Instituto Metodista Bennett (1985);


Juiz Gustavo Quintanilha Telles de Menezes (EMERJ) - Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Brasil) e mestre pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)). Professor da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


João Feres Júnior (IESP-UERJ) - Graduado em Ciências Sociais e mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1988 e 1997), mestre e doutor em Ciência Política pela City University of New York, Graduate Center (1998, 2003).


João Rafael Gualberto de Souza Morais (IESP-UERJ) - Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos da Defesa e da Segurança (PPGEST) do Instituto de Estudos Estratégicos (INEST) da Universidade Federal Fluminense (2012-2014).


Luiz Augusto Campos (IESP-UERJ) - Professor de Sociologia e Ciência Política e Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013).


Paulo Cassimiro (IESP-UERJ) - graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestre em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e doutor em Ciência Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016), com período sanduíche na Univeristà degli Studi di Pisa (Itália).


Ex-Ministro Raul Jungmann - Político e consultor empresarial brasileiro. Foi Ministro do Desenvolvimento Agrário e Ministro Extraordinário de Política Fundiária do governo Fernando Henrique Cardoso, além de Ministro da Defesa e Ministro Extraordinário da Segurança Pública do governo Michel Temer.


Para mais informações e inscrições acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2021/democracia-a-luz-da-ciencia-politica/curso-de-extensao-democracia-a-luz-da-ciencia-politica.html



11 de Março de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)