Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Abertas as inscrições do curso para magistrados “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias”


Abertas as inscrições do curso para magistrados “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias”
clique na imagem para ampliar


“Panorama atual da IA: regulação e estrutura”, “IA e direitos autorais”, “IA e acesso à justiça” e “IA e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” serão temas abordados no próximo curso do Departamento de Aperfeiçoamento de Magistrados (DEAMA) da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O tema principal será “Inteligência Artificial e Novas Tecnologias”. O curso será coordenado pelo desembargador André Gustavo Correa de Andrade, doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia da EMERJ e terá tutoria da professora Chiara Antonia Spadaccini de Teffe, mestre em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e também membra do Fórum.


A formação ocorrerá com aulas síncronas e assíncronas entre 20 de setembro e 26 de outubro e ocorrerá de forma remota, por meio da plataforma Moodle, com dois encontros síncronos, um no dia 11 e outro no dia 25 de outubro, ambos serão das 9h30 às 11h. As inscrições podem ser realizadas até 17 de setembro.


O curso conta com 30 horas/aula e foram disponibilizadas 40 vagas.


O corpo docente é formado pelos professores: Fernanda de Carvalho Lage, doutora em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília; Sergio Vieira Branco Júnior, doutor e mestre em Direito Civil pela UERJ; Carlos Affonso Pereira de Souza, doutor e mestre em Direito Civil pela UERJ; Priscilla Silva Laterça Monteiro, mestre em Direito, Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ); Fábio Ribeiro Porto, mestre em Direito Privado pela UERJ; Walter Aranha Capanema, especialista em Direito Público e Privado; e Ana de Oliveira Frazão, doutora em Direito pela PUC/SP.


O objetivo do curso é desenvolver a educação continuada dos juízes com vistas ao progressivo amadurecimento do seu conhecimento e aprofundamento da atenção permanente para o alcance prático e repercussão social de suas decisões. A metodologia do curso está em consonância com a proposta da ENFAM.


O aluno só obterá o certificado com no mínimo 75% de aproveitamento do curso.


As inscrições devem ser feitas pelo portal dos magistrados do TJRJ. Para mais informações do curso, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/magistrados/cursos/2021/inteligencia-artificial-e-novas-tecnologias/inteligencia-artificial-e-novas-tecnologias.htm



20 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)