Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“A problemática do abuso de poder no universo eleitoral” foi tema de debate em webinar da EMERJ


“A problemática do abuso de poder no universo eleitoral” foi tema de debate em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar

“Quando discutimos o abuso de poder pela nossa legislação, ou seja, pela lei complementar 64/90, a Lei das inelegibilidades, nós temos um tripé que sustenta a própria teoria do abuso de poder. O abuso de poder se divide em: abuso do poder político, abuso do poder econômico e abuso do poder de mídia, que é mais conhecido como o uso indevido dos meios de comunicação”, ressaltou a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral, Maria Cláudia Bucchianeri, presidente do Instituto do Direito Eleitoral do Distrito Federal (IDEDF), no webinar A Problemática do Abuso de Poder no Universo Eleitoral.


O evento foi promovido pelo Fórum Permanente de Direito Eleitoral e Político da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), por meio das plataformas Zoom e YouTube, na noite da última segunda-feira (26). O encontro foi aberto pelo desembargador Fernando Cerqueira Chagas, presidente do Fórum.


A ministra falou sobre as novas técnicas utilizadas para desinformar a população: “O termo fake news já está ultrapassado, pois agora as pessoas pegam uma notícia antiga e requentam como atual, portanto, a notícia é verdadeira, os fatos são verdadeiros, mas impulsionam agora algo que já aconteceu. Então, isso não é mentira, não é falso, mas é ultrapassado. Isso gera um processo de desinformação”.


A vice-presidente do Fórum, Vânia Siciliano Aieta, doutora em Direito Constitucional pela Universidade de Santiago de Compostela e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro foi a debatedora do webinar. Ela disse que os casos de desinformação podem ser julgados por meio das leis que já existem: “Muitas dessas tipologias são falaciosas novidades, porque elas poderiam ser acopladas aos tipos existentes na legislação. Por exemplo, nós temos muitos casos que surgiram na questão da propaganda, e isso é abuso de poder da comunicação ou da mídia, então por mais contemporâneos que sejam, eles podem, caso se detecte o abuso, ser analisados pelos aspectos normativos já existentes”.


Os eventos da Escola ficam salvos no canal do YouTube, Emerj eventos, para serem acessados após a transmissão.


Para assistir a esse webinar completo, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=-etSNrBSQ4M


Foto: Rosane Naylor.



27 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)