Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



A mediação no caso do rompimento da barragem de Brumadinho/MG será tema de webinar


A mediação no caso do rompimento da barragem de Brumadinho/MG será tema de webinar
clique na imagem para ampliar

“Novas Perspectivas de Mediação Judicial: A Experiência do Caso do Rompimento da Barragem de Brumadinho” será o tema do próximo webinar do Fórum Permanente de Métodos Adequados de Resolução de Conflitos. O evento ocorrerá às 17h do dia 05 de maio por meio das plataformas Zoom e do canal do YouTube “Emerj eventos”.


Considerado um dos maiores desastres industriais do século XXI e um dos maiores desastres ambientais de mineração do país, com 270 vidas perdidas, o rompimento da barragem de Brumadinho se deu em 25 de janeiro de 2019. Dois anos depois, há 11 desaparecidos e os moradores ainda tentam se reerguer, menos de 40% das famílias atingidas nestes locais têm regularidade no abastecimento de água.


O webinar será aberto pelo presidente do Fórum, desembargador César Felipe Cury (TJRJ), que é doutorando em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), mestre em Direito pela UNESA, diretor de Métodos Consensuais do Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Mediação da EMERJ, membro da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), professor convidado da pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil da UERJ e UNESA. Autor de artigos e coordenador de livros científicos na área do Direito, Mediação e Tecnologia.


Os palestrantes serão:


O desembargador Newton Teixeira Carvalho, doutor em Docência e Investigação pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário (IUNIR) e pelo Instituto de Educação Superior Latino-americano (IESLA), doutor em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), mestre em Direito pela PUC. Desembargador da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o terceiro Vice Presidente do TJMG.


O juiz José Ricardo dos Santos de Freitas Verás, especialista em Direito Processual pela PUC e juiz auxiliar da 3ª vice-presidência do TJMG.


Os webinários da EMERJ são gratuitos e são concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para os estudantes de Direito que participarem do evento.


Para se inscrever acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/novas-perspectivas-de-mediacao-judicial.html


Caso queira saber mais sobre Brumadinho após a tragédia, clique na matéria da Nacional Geographic Brasil e da revista Época que estão nos links a seguir, respectivamente: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2020/10/quase-dois-anos-depois-familiares-de-11-vitimas-de-brumadinho-ainda-nao-velaram#:~:text=S%C3%A3o%2011%20desaparecidos%20em%20meio,entre%20eles%20tr%C3%AAs%20mulheres%20gr%C3%A1vidas.&text=O%20material%20saiu%20da%20Barragem,da%20mineradora%20Vale%20em%20Brumadinho. ; e https://epocanegocios.globo.com/Brasil/noticia/2019/01/brumadinho-pode-ser-2-maior-desastre-industrial-do-seculo-e-maior-acidente-de-trabalho-do-brasil.html#:~:text=As%20imagens%20ap%C3%B3s%20o%20rompimento,rankings%20compilados%20pela%20BBC%20New



30 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)