Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Webinar debate escravidão, racismo e contemporaneidade com palestras dos professores Jessé Souza, Gabriela Barreto de Sá e Luciana Cruz Brito


clique na imagem para ampliar


“Ingenuamente pode-se pensar que a escravidão no Brasil é um problema ultrapassado. Ledo engano. Observando os dados socioeconômicos da nossa sociedade, os dados do Sistema Penitenciário e o Mapa da Violência no Brasil, é possível perceber as marcas e o rastro da escravidão e do racismo presentes na contemporaneidade”, destaca o juiz André Nicolitt, presidente do Fórum Permanente de Direitos e Relações Raciais, que promove o webinário “Escravidão, Racismo e Contemporaneidade”, no próximo dia 12 de maio, às 17h.


Neste mês de maio, a EMERJ promove uma série de ações com o tema “Liberdade”. O encontro fará uma reflexão crítica, 133 anos depois da Lei Áurea, e será transmitido pela plataforma Zoom e pelo canal do YouTube “Emerj eventos”, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).


O evento contará com a participação da diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), que abrirá o evento ao lado do juiz André Nicolitt, doutor em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, e da pela vice-presidente do Fórum, promotora Lívia Sant’Anna Vaz, mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).


Um professor e duas professoras palestrarão no evento: Jessé Souza, doutor em Sociologia pela Universidade de Heidelberg (Alemanhã); Gabriela Barreto de Sá, doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB); e Luciana Cruz Brito, doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP).


Caso de repercussão


O juiz Nicolitt, em setembro de 2020, concedeu habeas corpus ao violoncelista negro Luiz Justino, de 23 anos, acusado de um assalto à mão armada em 2017. O rapaz teria sido preso sem provas. Em uma reportagem publicada pelo Conjur, o juiz questionou: “Por que um jovem negro, violoncelista, que nunca teve passagem pela polícia, inspiraria ‘desconfiança’ para constar em um álbum da polícia com possíveis suspeitos de crimes?”


Veja a notícia completa em: https://www.conjur.com.br/2020-set-06/juiz-manda-soltar-musico-critica-reconhecimento-fotografico



As inscrições para o webinar “Escravidão, Racismo e Contemporaneidade” podem ser realizadas por meio do link https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/ESCRAVIDAO-RACISMO-E-CONTEMPORANEIDADE.html


Aos estudantes de Direito que estiverem inscritos no evento serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ).

04 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)