Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Sextas na EMERJ recebe Ailton Krenak, uma das mais importantes lideranças indígenas do país


clique na imagem para ampliar


A 5ª edição do programa “Sextas na EMERJ – Biblioteca” será um bate-papo com o líder indígena Ailton Krenak. A entrevista, conduzida pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da Escola, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, será exibida dia 14 de maio, ás 17h, pelo Instagram @emerjoficial e pelo YouTube da Escola.


A palavra-chave do encontro é “Raízes”. Este foi o tema de uma série de iniciativas da EMERJ no mês de abril. O encontro com Krecnak seria no dia 30 do mês passado, mas o líder indígena teve um problema de conexão com a internet. Ele vive na aldeia Krenak, na região do Rio Doce, em Minas Gerais.


O convidado:


Ailton Alves Lacerda Krenak, nascido em Minas Gerais em 1953, é escritor, jornalista, filósofo, poeta, pesquisador, ativista, ambientalista e líder indígena brasileiro, além de ser premiado professor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ailton Krenak é considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro, tendo seu nome e seu trabalho reconhecido internacionalmente.


Tendo vivido boa parte de sua infância às margens do Rio Doce, junto com sua tribo - Krenak -, Ailton aprendeu a gostar e respeitar a natureza, fazendo dela parte de sua vida. Desde então, luta contra a pobreza e o exílio provocados por garimpeiros, mineradores e madeireiros. É uma importante liderança no combate à influência do homem branco nas terras, nos rios e em sua cultura.


Em 1985, fundou a organização não-governamental “Núcleo de Cultura Indígena”. Defendeu a Emenda Popular da União das Nações Indígenas na Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988. Ailton Krenak foi assessor especial do governo de Minas Gerais de 2003 a 2010, responsável por assuntos indígenas.


“Sextas na EMERJ” – Biblioteca”


“Sextas na EMERJ” é um programa de entrevistas quinzenal, sempre com convidados que fazem a diferença na sociedade civil em suas respectivas áreas. Magistrados do Poder Judiciário conduzem o encontro e fazem as perguntas. O programa faz parte de um projeto de revitalização da Biblioteca TJRJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.


Nas edições anteriores, foram entrevistados a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro; a feminista e antirracista Vilma Piedade, graduada em Letras e pós-graduada em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e criadora do conceito “Dororidade”; a professora, socióloga e cientista política Jacqueline Pitanguy; e o paleontólogo e diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Alexander Kellner. Todas as entrevistas podem ser assistidas no Instagram oficial da EMERJ.


13 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)