Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Rapper e DJ animam o início de tarde com show ao vivo na EMERJ


Rapper e DJ animam o início de tarde com show ao vivo na EMERJ
clique na imagem para ampliar


“Como músico, nunca poderia imaginar receber esse convite e ter a oportunidade de cantar na sacada da EMERJ, uma Escola da Magistratura que abriu as portas para o rap. Por mais que seja um estilo que está crescendo, ganhando público, com vários artistas ganhando visibilidade, ainda há estereótipos no meio. É uma música de raiz negra, periférica. Conseguir entrar nesses espaços é muito importante para mim e espero que venham, posteriormente, outros artistas do rap”, disse o rapper Nyl MC, que se apresentou nesta segunda-feira, dia 30, na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Inspirada na iniciativa dos europeus nos primeiros meses da pandemia, quando músicos tocavam e cantavam nas sacadas dos prédios para aliviar a tensão e tristeza vivida com a pandemia do novo coronavírus, a EMERJ criou o projeto “Música na Sacada”, que leva artistas, de todos os gêneros, para a sacada da instituição. Sempre às 12h, as apresentações são no fim de cada mês.


Para esta edição do projeto, o rapper Nyl MC e o DJ Pirigo, que voltarão amanhã, dia 31, tocaram e cantaram seus sucessos. A apresentação pôde ser acompanhada ao vivo por quem passava no local e também no Instagram oficial da EMERJ: @emerjoficial.


Produtor cultural e comunicador, Nyl foi um dos únicos representantes do rap carioca nos Jogos Olímpicos realizados na cidade do Rio de Janeiro, em 2016, apresentando-se no palco do Boulevard Olímpico. Amante e conhecedor do subúrbio, ele é um dos realizadores da “Cultura Hip Hop” no Rio, sendo, também, um dos coordenadores do “Leopoldina Hip Hop”, plataforma que fomenta a cena do rap no estado, a partir da Zona Norte, promovendo o encontro de novos artistas com nomes já consagrados em espaços culturais, sejam esses encontros em eventos ou workshops.


Além de assistir à apresentação ao vivo, quem passa pelo centro do Rio também pode contribuir com o projeto “Rede Solidária EMERJ”, que, neste mês de agosto, está apoiando a campanha #FluxodaDignidade, uma iniciativa do Comitê de Promoção da Igualdade de Gênero, de Apoio às Magistradas e Servidoras e de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação (COGEN) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que arrecada doações de absorventes íntimos descartáveis para conscientizar a sociedade sobre a pobreza menstrual. Essa doação será feita para a rede pública de ensino do Rio de Janeiro.


Sobre a campanha e também a respeito de outro projeto da EMERJ, o “Rede Solidária EMERJ”, Nyl MC explicou: “O hip hop nasce com a missão de ser algo para e pela comunidade. É uma forma de lazer e cultura que as pessoas inventaram em meio a um precário processo de vida. Quando pensamos em ações sociais, com doações e com a música sendo o anzol para trazer as pessoas, é algo fundamental e que acredito enquanto artista para fazer campanhas assim. As pessoas precisam ter essa percepção de que estamos em tempos mais difíceis, com pessoas desempregadas, em situação de precariedade, então ter qualquer ferramenta ou meio para arrecadar recursos para essas pessoas é algo muito importante”.


Amanhã, terça-feira, os artistas voltam à sacada para um segundo show. A EMERJ está localizada na Rua Dom Manuel, nº25, centro do Rio. Os interessados em participar do projeto social podem entregar os donativos no andar térreo da instituição. Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Comunicação da EMERJ (DECOM) pelo e-mail: emerj.decom@tjrj.jus.br, ou então pelo telefone: (21) 3133-2561.

30 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)