Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Quarta edição do Ciclo de Palestras Conversas com a Juíza trata do tema “Benefícios da Terapia Ocupacional e da Arteterapia”


clique na imagem para ampliar


Promovido pelo Fórum Permanente de Biodireito, Bioética e Gerontologia da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), o webinar “Benefícios da Terapia Ocupacional e da Arteterapia” reuniu especialistas no tema, nesta terça-feira (08), por meio das plataformas Zoom e YouTube. O evento com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A presidente do Fórum, juíza Maria Aglaé Tedesco Vilardo, doutora em Bioética, Ética aplicada e Saúde Coletiva em associação da UERJ, UFRJ, UFF e Fiocruz, abriu o encontro citando o trabalho da psiquiatra brasileira Nise da Silveira, a médica que humanizou o tratamento psiquiátrico no Brasil ao usar a arte como forma de tratamento para os pacientes com transtorno mental. Após um considerável volume de obras produzidas por seus pacientes, a psiquiatra Nise fundou o Museu de Imagens do Inconsciente, no Rio de Janeiro.


“A Arterapia traz o bem estar para a pessoa e é para qualquer faixa etária, principalmente para os idosos. A arte cura, pois muitas doenças estão ligadas ao emocional”, disse a professora Denize Lemos.


A juíza Tânia Paim Caldas de Abreu, mestre em Direito pela Fiocruz, falou sobre a Lei 13.146/2015: “Infelizmente, ainda hoje, as pessoas não têm acesso a esse tipo de tratamento. A Lei brasileira de Inclusão (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência ou Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146/2015) veio para proporcionar ao cidadão brasileiro esse acesso às terapias que proporcionam uma forma de comunicação. Esse cidadão não pode ser simplesmente medicalizado e mantido vivo como uma plantinha. Eu gostaria que os mais vulneráveis tivessem acesso a esse tipo de assistência”.


“Nós olhamos o individuo como um todo. Para executar uma atividade nosso cérebro e corpo devem estar funcionando, é tudo integrado. Então, é impossível qualquer tratamento da terapia ocupacional não focar nas habilidades cognitivas. Mas na reabilitação cognitiva o enfoque maior é avaliar essas habilidades do indivíduo que estão sendo prejudicadas, que precisam ser estimuladas ou que precisam ser compensadas para favorecer a participação desse indivíduo. O objetivo principal da reabilitação cognitiva é deixar esses indivíduos engajados e participativos nas suas atividades de interesse”, destacou a terapeuta ocupacional Lycia Machado, especialista em Saúde Mental pelo Instituto Federal de Brasília (IFB). O jornal O Globo anunciou, ontem (07), que a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou um medicamento para tratar pacientes com Alzheimer. A juíza Maria Aglaé falou sobre a notícia: “Alzheimer é uma doença, uma das 52 demências que podem acometer a nós seres humanos. É a primeira vez, em 20 anos, que existe essa aprovação para conter essa grave doença. No nosso evento falamos de temas que não contemplam a medicalização, eles contemplam outra forma de tratamentos”. Durante o evento, a juíza Aglaé também falou sobre o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Saúde Social da EMERJ (NUPEBIOS). Esse núcleo é um dos oito grupos de pesquisas da Escola que relacionam seus estudos ao universo dos Tribunais de Justiça e das decisões judiciais. O NUPEBIOS foi criado pelo Ato Regimental número 9/2021, publicado no dia 03 de maio de 2021.


Exposição Nise da Silveira O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inaugurará, nesta quarta-feira (09), a exposição Nise Da Silveira – A Revolução Pelo Afeto. A mostra será de 09 de junho até 16 de agosto. Para saber mais, acesse a matéria do portal de notícias Sopa Cultural publicada em 31 de maio deste ano: https://www.sopacultural.com/exposicao/nise-da-silveira-ganha-exposicao-no-ccbb-rio-de-janeiro-entre-9-de-junho-e-16-de-agosto/


Medicamento para Alzheimer Para saber mais sobre a aprovação do medicamento para combater o Alzheimer, acesse a matéria do G1 do dia 07 de junho deste ano: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2021/06/07/eua-aprova-medicamento-pioneiro-contra-o-declinio-cognitivo-causado-pelo-alzheimer.ghtml


Para assistir ao webinar “IV Ciclo de palestras Conversas com a Juíza - Benefícios da Terapia Ocupacional e da Arteterapia”, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=3hjyqvlx2vw Foto: Rosane Naylor



08 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)