Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Programa Livro Aberto anuncia terceira temporada com leituras para o público infantojuvenil e começa com Monteiro Lobato


clique na imagem para ampliar


Com o sucesso da primeira e da segunda temporada, o programa Livro Aberto promoverá sua terceira edição em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças. O projeto da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira é promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Para esta temporada, que terá como foco leituras em torno da literatura infantojuvenil, serão lidas obras do Monteiro Lobato, Geovani Martins e Luiz Eduardo Castro Neves. São os objetivos do programa: divulgar a literatura, estimular a leitura, provocar a reflexão crítica, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, disseminar valores estéticos e éticos, além de contribuir para a formação de cidadãos mais críticos e sensíveis.


No Livro Aberto, a EMERJ convida magistrados do Poder Judiciário para leitura de obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, seguida de uma roda de conversa para debater o conteúdo. Todos os encontros do Livro Aberto são realizados de forma remota, pela plataforma Zoom, e disponibilizados no canal oficial da EMERJ no YouTube. Os programas serão abertos ao público, gratuitamente, e contarão com tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Leituras


Um dos maiores escritores da literatura brasileira, Monteiro Lobato tem uma vasta e rica produção de obras para crianças. Três histórias foram escolhidas da obra Fábulas, são elas: “A cigarra e as formigas”; “O cão e o lobo”; e “Liga das nações”. Monteiro Lobato reconta as fábulas pela voz de Dona Benta, cujos netos Narizinho e Pedrinho, mais a Emília e o Visconde de Sabugosa, constituem a atenta plateia que tece seus comentários ao final de cada história. Em seu projeto de cultivar o hábito da leitura entre as crianças e de formar futuros apreciadores da literatura, Fábulas é uma das primeiras incursões do escritor nesse universo que o consagrou mestre dos mestres, tendo influenciado diversas gerações de leitores e escritores.


Depois da leitura das obras de Monteiro Lobato, os magistrados abordarão o conto “Espiral”, que faz parte do livro O sol na cabeça, do escritor, contista e cronista Geovani Martins. Na obra, a violência urbana é tratada sob a ótica do marginalizado. De forma eletrizante, como numa espiral, o leitor é levado a pensar sobre a violência nas vidas de pessoas que dividem o mesmo espaço da cidade, mas que estão separadas por um abismo social.


O programa Livro Aberto também fará o lançamento do livro O Misterioso Caso da Clínica Esperanto, do juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) Luiz Eduardo de Castro Neves. O magistrado começou a escrever para crianças para aproximar seus filhos da leitura. Com alguns títulos publicados, nessa novela policial voltada para jovens na faixa de dez anos de idade, o juiz levanta questões sobre ética e conhecimento.


Os encontros da temporada serão realizados nos dias 8, 21 e 22 de outubro, sempre das 14h às 16h. Para mais informações, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html


04 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)