Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Os diferentes são os que compõem uma sociedade democrática” afirma o professor Vicente Barretto em webinar


clique na imagem para ampliar


O Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizou o webinar “Multiculturalismo e Direitos Humanos: Uma Introdução”, na noite da última quarta-feira, dia 09. O evento foi transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube.


O presidente do Fórum, professor Vicente de Paulo Barretto, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), acredita que a sociedade democrática se baseia na pluralidade dos seres humanos: “Os diferentes são os que compõem uma sociedade democrática; não a sociedade democrática como hoje entendemos, mas os que pensavam que as sociedades humanas eram constituídas de seres individuais e de identidades que se complementavam, o que pressupõe uma aceitação dos diferentes como sendo fundamental para a sua existência. A sociedade democrática se baseia no diferente. Ao contrário do que muitos dizem no Brasil, ela se baseia no diferente”.


“A Filosofia não pretende resolver algo. Esse é o desafio do pensar jurídico, pois partimos de paradigmas que pretendem resolver algo”, disse a juíza Luciana Muniz Vanoni, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e membro do Fórum.


“Nós temos a ideia de que uma norma pode resolver tudo, temos diversas normas, mas que efetivamente não conseguem se tornar carne do nosso povo”, afirmou o professor Alfredo Santiago Culleton, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS).


O juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro do Fórum, convidou os espectadores que se interessaram pelo tema do webinar a participarem do curso de extensão da EMERJ “Travessias entre Direito e Filosofia”.


Alguns temas tratados no curso são: “Multiculturalismo e Direitos Humanos”; “Aristóteles: a justiça como virtude”; “O lugar da mulher e do feminino na filosofia: Aristóteles, Kant e Simone de Beauvoir”; “Necropolítica, democracia e Justiça”; e “Concepções restaurativas de Justiça entre os povos indígenas”.


As inscrições para o curso vão até o dia 1º de julho, as aulas terão início no dia 2 de julho, das 18h às 20h, todas as quartas e sextas. O curso será realizado via plataforma Zoom e terá carga horária de 44 horas.


Para saber mais sobre o curso, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2021/travessias-entre-direito-e-filosofia/travessias-entre-direito-e-filosofia.html


Para assistir a este evento completo, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/https://www.youtube.com/watch?v=SFe_xdyqvmA


Foto: Rosane Naylor

10 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)