Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Os desafios da democracia na era das mídias sociais foi tema de debate na EMERJ



Os desafios da democracia na era das mídias sociais foi tema de debate na EMERJ
clique na imagem para ampliar


“O algoritmo faz parte do ambiente digital. O problema não é a existência dele, e sim que o funcionamento desses algoritmos não é feito de forma transparente para a sociedade. Nós não sabemos como eles funcionam, quais são os critérios por trás deles. Eles são escolhidos de forma privada, mas impactam de forma muito relevante o debate público”, afirma a pesquisadora Nina Santos.


Nina Santos é pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), doutora em Comunicação pela Universidade Panthéon-Assas/Paris II (França). Sua tese de doutorado foi premiada com o Prix de thèse da instituição. É mestre em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autora de diversos artigos científicos e coorganizadora do livro “Mídias Sociais e Eleições 2010”.


O Fórum Permanente de Direitos Humanos se reuniu para tratar do tema “Polarização e Intolerância: Desafios da Democracia na Era das Mídias Sociais” na manhã desta terça-feira (20). O encontro foi transmitido por meio das plataformas Zoom e do canal do YouTube “Emerj eventos” e contou com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


O presidente do Fórum, desembargador Caetano Ernesto da Fonseca Costa falou das relações humanas e da política do cancelamento:


“O mundo está muito doente. O ser humano sempre está na busca de seus objetivos e isso prejudicou as relações afetivas e as relações humanitárias. O mundo agora, nas últimas décadas, vem sofrendo com uma economia neoliberal globalizada, que vem prejudicando ainda mais as relações entre os indivíduos. A força da solidariedade e da união vem sendo corroída propositadamente nas ultimas décadas. Essa separação é muito prejudicial para o ser humano. Essa dificuldade de conversar, de respeitar o diferente e de admitir que a verdade do outro possa ser uma verdade possível é um diálogo que vem sendo prejudicado pela polarização. As pessoas hoje não trocam experiências, não se respeitam, não conversam, simplesmente cancelam aquele que lhe é diferente. A política do cancelamento é uma política prejudicial na luta pelos direitos fundamentais”, disse o desembargador Caetano Costa.


O desembargador é doutorando em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela Universidade de Barcelona (UB/Espanha), mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e em Cidadania e Direitos Humanos: Ética e Política pela UB/Espanha. Autor de diversos artigos científicos e dos livros: “Para Além da Escuridão: Por Uma Justiça Emancipatória” e “Magistratura do Novo Milênio: Autoridade com Alteridade”.


“Eu não trato as mídias sociais como uma ferramenta de circulação de informação, mas como uma linguagem em si, pois sem conhecer de que forma essa linguagem opera, não há possibilidade de se responsabilizar e buscar responsáveis quando os direitos fundamentais são violados. A linguagem macro é acessível a todos e as responsabilidades devem ser atribuídas às plataformas e ao indivíduo. Os grupos de intolerância criam bolas de pertencimento. Essas bolhas de pertencimento ocorrem de forma tão rápida que normalizam determinados comportamentos que outrora eram controlados pela própria forma de convivência interpessoal”, disse a juíza Andrea Pachá.


A juíza foi debatedora no evento. Ela é presidente do Fórum Permanente de Direito, Arte e Cultura, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito de Família e Sucessões. Foi Conselheira do CNJ de 2007/2009, responsável pela criação do Cadastro Nacional de Adoção e pela implantação das Varas de Violência contra a Mulher como Política Judiciária Nacional. Autora de livros como “A Vida não é Justa”, “Velhos são os outros” e “Segredo de Justiça”.

Os webinários da EMERJ são gratuitos e ficam disponíveis para serem acessados no canal do YouTube “Emerj eventos”. Para assistir a este encontro, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=e-rwaFKVBX0


Foto: Rosane Naylor

20 de abril de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)