Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O último encontro da 3ª edição do programa Livro Aberto terá lançamento de livro do juiz Luiz Eduardo de Castro Neves


clique na imagem para ampliar


Para encerrar as leituras infantojuvenis do mês de outubro, o programa Livro Aberto da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promove o último encontro da 3ª edição com o lançamento do livro O Misterioso Caso da Clínica Esperanto, do juiz Luiz Eduardo de Castro Neves. O autor participará da roda de conversa, no dia 22 de outubro, sexta-feira, às 14h, por meio das plataformas Zoom e YouTube,


O Livro Aberto é uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, um projeto da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, e conta com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A cada episódio, magistrados do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) fazem a leitura de um conto escolhido pela Comissão. Após os operadores de Direito lerem a história, é iniciada a roda de conversa, nela os espectadores podem debater sobre o conto ao vivo.


Os leitores dessa reunião serão os desembargadores Ana Maria Pereira de Oliveira, presidente da Comissão, e Renato Charnaux Sertã; e os juízes Ricardo Andrade e Rosana França. O programa é dirigido pela assessora de fomento à cultura Silvia Monte.


Sobre o livro


Na obra, o juiz Luiz Eduardo Neves levanta questões sobre ética e conhecimento, como: “O que é o conhecimento sem a visão da ética?” A história conta os casos misteriosos que estão ocorrendo na Clínica Esperanto, uma clínica tradicional. Os pacientes dela foram afetados por uma estranha doença que os faz perder a memória.


A sinopse do livro: “Um dia, Gustav, um paciente da clínica Esperanto, sofre um apagão de memória e aparece com um hematoma atrás da orelha. Em seguida, o mesmo ocorre com outros pacientes da clínica. Que conspiração bizarra deve haver por trás disso? Quando o enfermeiro Eugênio e Catarina, a filha de Gustav, decidem investigar, não imaginamos que o misterioso caso levará a uma discussão ética sobre o futuro da humanidade”.


Sobre o autor


O juiz Luiz Eduardo de Castro Neves nasceu na cidade do Rio de Janeiro, formou-se em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e já foi advogado e defensor público, mas desde 2000 é Juiz de Direito do TJRJ. É casado e pai de dois filhos. Castro Neves começou a escrever para crianças para aproximar seus filhos da leitura.


O primeiro livro publicado pelo juiz foi Pelo sim, pelo não: poemas em prosa, contos em poesia, pela Outras Letras Editora, em 2010. O gênero infantil surgiu a partir do segundo livro, lançado em 2013, Histórias que os bichos gostam de contar (Odisseia Editorial), que reúne histórias escritas para a filha Letícia. Muito, muito, muito... (escolha a sua história); e A bacalhoada que mudou a história chegaram ao mercado em 2015. Em 2019, o titular da 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lançou mais quatro títulos dirigidos ao público infantil: Uma gramática simpática, pela editora Lexikon; O Brasil quase rimado: da colônia ao fim do império; Uma mentira leva a outra: uma fantasiosa história da independência do Brasil; e As cartas de Antônio: uma fantasiosa história do primeiro reinado, as três obras publicadas pela Editora Philae. Neste ano, Castro Neves publicou o livro O Misterioso Caso da Clínica Esperanto pela Editora Philae. As ilustrações de seus livros são de Juliana Montenegro.


Para se inscrever no último encontro desta temporada e ter a possibilidade de conversar ao vivo com o autor, acesse o link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZYtce6qpj4sGNWVEAU7Rbe7thF1hSAv_-1Q



15 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)