Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O último conto da 1ª temporada do programa Livro Aberto será “O Alienista”, de Machado de Assis


clique na imagem para ampliar

No dia 22 de julho, às 18h30min, a Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará o programa Livro Aberto com o conto “O Alienista”. Essa iniciativa ocorre quinzenalmente, às quintas-feiras, e foi idealizada pela Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira. O webinar é transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)


Para o programa, magistrados do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro são convidados para lerem as obras de contistas brasileiros e estrangeiros. O evento é coordenado por Silvia Monte, assessora de fomento à cultura da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


“O Alienista” é o último conto da 1ª temporada e será dividido em dois encontros. O primeiro será da leitura dos capítulos I ao VII e o segundo, do VIII ao XIII. O objetivo desse projeto é estimular a leitura e o enriquecimento intelectual e cultural.


Participarão da roda de leitura e debate os desembargadores Cristina Gaulia, diretora-geral da EMERJ; Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e Heleno Nunes, vice-presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad e Rosana França.


O conto:


Dr. Simão Bacamarte, o alienista, é um médico reconhecido na Europa e no Brasil, ele retorna à sua terra-natal, Itaguaí, para se dedicar mais a sua profissão, a psiquiatria. Posteriormente, constrói na cidade um manicômio, chamado Casa Verde. No início eram internadas pessoas consideradas, pela sociedade, como loucas. Porém, o doutor Bacamarte fica obcecado pela profissão e acaba enxergando loucura em todos, o que faz o manicômio ficar lotado. Como a população fica assustada com as internações, ela provoca uma revolta, a Revolta dos Canjicas, liderada pelo barbeiro, Porfírio.


Os contos escolhidos para serem lidos na 1ª edição do programa Livro Aberto foram “Teoria do medalhão”, “O espelho”, “O segredo do Bonzo” e “O alienista”. Esses são contos da coletânea Papéis Avulsos, de Machado de Assis. O autor escreveu aproximadamente 200 contos.


Os espectadores que se inscreverem no evento poderão participar virtualmente do debate e expressar sua reflexão sobre a obra. Para se inscrever no webinar, acesse o link:

https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAucOusqjgvGNeDS6qirqcQsMzaGU0PcPQQ




14 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)