Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



O ministro Ricardo Villas Bôas Cueva participará de webinar da EMERJ


clique na imagem para ampliar


“Temas do Processo Civil: Homenagem ao Professor José Manuel de Arruda Alvim Netto” será o tema da próxima reunião do Fórum Permanente de Processo Civil da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). A transmissão será ao vivo pelas plataformas Zoom e YouTube, às 10h, no dia 22 de outubro.


O encontro será aberto pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pelo presidente do Fórum, Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho. O palestrante de abertura será o ministro do Supremo Tribuna de Justiça Ricardo Villas Bôas Cueva, doutor em Direito pela Universidade de Frankfurt, Alemanha.


Após a abertura, as demais palestras serão temáticas. A professora Teresa Arruda Alvim, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), filha do professor homenageado nesse evento, tratará do tema “Agravo de Instrumento”.


As demais palestras serão: “Medidas Executivas Atípicas”, “Produção Antecipada de Provas”, “Ação Rescisória”, “As Recentes Inovações da Sistemática da Repercussão Geral e o Juízo de Conformidade dos Recursos Extraordinários” e “Balanço dos 5 Anos de Vigência do Código de Processo Civil de 2015”. Elas serão respectivamente ministradas: Leonardo Ferres da Silva Ribeiro, doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP; pelo professor Rogério Licastro Torres de Mello, doutor em Direito pela PUC-SP; pela advogada Maria Lúcia Lins Conceição, doutora em Direito pela PUC-SP; pelo professor Alexandre Reis Siqueira Freire, doutor em Direito pela PUC-SP; e a última será ministrada em conjunto pelos desembargadores Luciano Saboia Rinaldi de Carvalho, presidente do Fórum, Natacha Tostes, vice-presidente do Fórum, e Alexandre Freitas Câmara, doutor em Direito pela PUC-MG.


O homenageado


O professor José Manoel de Arruda Alvim faleceu aos 85 anos, em 1º de setembro deste ano. O professor Alvim era doutor e mestre em Direito pela PUC de São Paulo, professor titular de Direito Civil e coordenador da área de Direito Processual Civil da mesma instituição.


Arruda Alvim nasceu em São Paulo, foi juiz do 1º Tribunal de Alçada Civil de São Paulo, integrou o Poder Judiciário como desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e se aposentou em 1984. Após sua aposentadoria do TJSP, fundou o escritório Arruda Alvim & Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, com sede em São Paulo.


O professor José Alvim produziu diversos trabalhos científicos com publicações nacionais e internacionais e foi autor e coautor de inúmeras obras, como Manual de Direito Processual Civil e Código de Processo Civil Comentado.


Para participar do encontro, acesse o link de inscrição: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/temas-do-processo-civil-homenagem-ao-professor-jose-manuel-de-arruda-alvim-netto.html


14 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)