Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Novo Fórum de Pesquisas Acadêmicas será inaugurado na 2ª sexta-feira de agosto


Novo Fórum de Pesquisas Acadêmicas será inaugurado na 2ª sexta-feira de agosto
clique na imagem para ampliar


“Direito, Pesquisa e Interdisciplinaridade” será o tema da reunião de inauguração do Fórum Permanente de Pesquisas Acadêmicas – Interlocução do Direito e das Ciências Sociais da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O evento ocorrerá às 10h do próximo dia 13, sexta-feira, por meio das plataformas Zoom e YouTube.


O encontro é promovido pelo Fórum e mais dois núcleos de pesquisas da EMERJ, o Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas e Acesso à Justiça (NUPEPAJ) e o Núcleo de Pesquisa Liberdade de Expressão e de Imprensa e Mídias Sociais (NUPELEIMS). Haverá tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Farão a abertura do webinar os desembargadores Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, coordenadora do NUPEPAJ e doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA); Wagner Cinelli de Paula Freitas, presidente do Fórum, mestre em Política Criminal pela London School of Economics and Political Science; e André Gustavo Correa de Andrade, presidente do Fórum Permanente de Liberdade de Expressão, Liberdades Fundamentais e Democracia, coordenador do NUPELEIMS e doutor em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).


A professora Bárbara Gomes Lupetti, que será a palestrante, é pesquisadora do NUPEPAJ e do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT- InEAC/UFF), doutora em Direito pela Universidade Gama Filho (UGF), chefe do departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal Fluminense (UFF) e autora dos livros: Paradoxos e Ambiguidades da Imparcialidade Judicial, Os Rituais Judiciários e o Princípio da Oralidade: construção da verdade no processo civil brasileiro e Os direitos à honra e à imagem pelo Supremo Tribunal Federal: Laboratório de Análise Jurisprudencial.


Os debatedores serão: a desembargadora Jacqueline Lima Montenegro, presidente da Comissão de Desenvolvimento do Conhecimento Multidisciplinar da EMERJ e mestre em Direito pela UNESA; a juíza Viviane Alonso Aikimim, mestre em Direito Público pela Universidade Clássica de Lisboa; Cléssio Moura Souza, doutor em Criminologia pelo Instituto Max-Planck; e Fernando de Castro Fontainha, doutor em Ciência Política pela Université de Montpellier 1.


Todos os participantes dessa reunião integram o novo Fórum da EMERJ. Interdisciplinaridade:


Esse termo se refere à relação entre duas disciplinas que têm um ponto em comum. Essa união se denomina interdisciplinaridade, ou seja, a capacidade de dialogar com duas ciências.


Interdisciplinaridade difere de multidisciplinariedade e transdisciplinaridade. O que diferencia o primeiro termo do segundo é a quantidade de matérias: interdisciplinaridade é a relação entre duas disciplinas; multidisciplinariedade abarca acima de três áreas de estudo. Na inter ou multidisciplinariedade, as disciplinas não se tornam algo único, apenas uma parte se conecta. Já transdisciplinaridade é uma abordagem que visa à unidade do conhecimento, os elementos de uma matéria são introduzidos em outra na busca de compreender um tema.


Os webinars da EMERJ são gratuitos e concedem horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aos estudantes de Direito que se inscreverem no evento.


Para se inscrever nesse encontro, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/direito-pesquisa-e-interdisciplinaridade.html



06 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)