Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Na EMERJ, me sinto em casa”, diz Heloisa Carpena, ao ser homenageada


clique na imagem para ampliar


A Galeria dos Conferencistas Eméritos da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) recebeu um novo retrato nesta quarta-feira, dia 14: o da advogada e procuradora de Justiça aposentada do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Heloisa Carpena Vieira de Mello.


A solenidade, realizada presencialmente na sede da EMERJ, respeitando todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia do novo coronavírus, foi aberta pela diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia. A magistrada, antes de fazer a homenagem, pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas da pandemia e destacou a importância da população tomar as duas doses da vacina.


“Uma escola não se constrói do dia para a noite, nem só com um pequeno grupo de pessoas. A nossa Escola da Magistratura deve e precisa homenagear as pessoas que continuamente e a longo tempo ajudam na construção relevante do conhecimento. A EMERJ é a escola dos juízes; ela ajuda para que a Justiça no Brasil se faça de maneira mais concreta, clara e sábia, pois hoje, além do aprendizado no Direito, também se abre para outros campos das ciências sociais. Você, Heloísa, e seu pai, o desembargador Manoel Carpena {diretor-geral da EMERJ de 1997 a 2001}, foram responsáveis por essa abertura”, disse a magistrada na abertura do encontro.


Heloisa Carpena Vieira de Mello é mestre e doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Carpena tomou posse do cargo de promotora de Justiça em 1987, ano em que concluiu a graduação. No Ministério Público, fez carreira na proteção dos interesses coletivos, em especial, na tutela dos direitos do consumidor. Em 2001, foi promovida para o cargo de procuradora de Justiça.


A homenageada já recebeu os prêmios Ada Pellegrini Grinover do Instituto de política e Direito do Consumidor; o Colar do Mérito do Ministério Público; o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público; o título honorário de Professora Emérita da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro; e a Medalha Campos Salles da Procuradoria Geral da Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Na EMERJ, foi diretora do Departamento Geral de Estudos e Ensino e, atualmente, é vice-presidente do Fórum Permanente de Direito do Consumidor. Carpena é diretora da Comissão Permanente de Concorrência do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor e integrante do corpo de pareceristas da Revista de Direito do Consumidor.


Emocionada com a homenagem, ela disse: “A emoção é muito grande. Essa homenagem tem duplo significado para mim, pois reconhece minha história na EMERJ e também minha história como docente. Na minha carreira, sempre fui muito reconhecida como promotora, e não professora. Esse reconhecimento como docente, para mim, é muito importante. Na EMERJ, me sinto em casa. Agradeço a todos, principalmente à minha amiga Cristina Tereza Gaulia, por essa homenagem”.


Estiveram presentes na homenagem os promotores de Justiça Rogério Pacheco Alves e Sidney Rosa da Silva Júnior e a defensora pública Patrícia Cardoso Maciel Tavares. Virtualmente. Por vídeo gravado, também prestaram homenagens o desembargador Leonardo Roscoe Bessa e a professora Patrícia Bezerra de Menezes Galindo da Fonseca.


“É uma homenagem linda e muito merecida para a Heloisa Carpena. É uma pessoa muito séria e dedicada ao Direito, por sua consciência da importância do que vem a ser um promotor de justiça. Heloisa é admirável, uma mulher forte que nos orgulha muito”, disse a defensora pública Patrícia Cardoso.


“Estava pensando, eu tenho uma filha pequena e gostaria muito que ela fosse, no futuro, como a Heloisa. Uma pessoa que possa se desenvolver e ser como uma mulher que foi e ainda é tão importante para o Direito e para o Ministério Público”, pontuou o promotor de Justiça Rogério Pacheco.


“Heloisa sempre questionou o que estávamos fazendo, se não dava para fazer melhor e de que forma poderíamos fazer isso, para que o Direito seja, sempre, melhor aplicado. É uma homenagem muito justa”, disse o promotor de justiça Sidney Rosa.


Para assistir à transmissão completa, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=bdqcqmNIH48&ab_channel=Emerjeventos




14 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)