Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Multiculturalismo e Direitos Humanos” será tema da próxima reunião do Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos


clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará o webinar “Multiculturalismo e Direitos Humanos: Uma Introdução”, promovido pelo Fórum Permanente de Filosofia, Ética e Sistemas Jurídicos. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (09), às 18h, e será transmitido pelas plataformas Zoom e YouTube.


O presidente do Fórum, professor Vicente de Paulo Barretto, doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RJ), abrirá o encontro.


O evento contará com a palestra dos professores: juiz André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro do Fórum; juíza Luciana Muniz Vanoni, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e membro do Fórum; e Alfredo Santiago Culleton, doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS).


O tema


O multiculturalismo ou pluralismo cultural é a inter-relação de várias culturas em um mesmo ambiente. É um conceito da Sociologia Aplicado aos estudos em Ciências Sociais, sendo um fenômeno social relacionado com a globalização e as sociedades pós-modernas. A ideia de que as culturas são diversas e devem ser respeitadas na sua essência, sem existir certo ou errado nos costumes, é a base do multiculturalismo. O Brasil é um país multicultural, entretanto, essa multiculturalidade não pode ser confundida com o mito da democracia racial, que afirma que há uma perfeita igualdade étnica no país.


Inscrições no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/Multiculturalismo-e-Direitos-Humanos.html Serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ) para os estudantes de Direito participantes do evento.


07 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)