Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Ministra Fátima Nancy Andrighi abre o 2º semestre da EMERJ com aula magna e recebe homenagem


Ministra Fátima Nancy Andrighi abre o 2º semestre da EMERJ com aula magna e recebe homenagem
clique na imagem para ampliar


“Esta cerimônia é muito especial, pois congrega dois eventos: a aula magna de abertura do 2º semestre letivo de 2021 do Curso de Pós-graduação Lato Sensu de Especialização em Direito Público e Privado da EMERJ e também uma homenagem a uma das mais célebres e festejadas juristas do país, a ministra Fátima Nancy Andrighi”, disse a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na abertura do evento da última quarta-feira, dia 18.


“O juiz, os sonhos e a gestão na era digital” foi o tema da aula magna ministrada pela ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Fátima Nancy, posteriormente homenageada com a inauguração do seu retrato na Galeria dos Conferencistas Eméritos da EMERJ. O evento foi realizado em formato híbrido, respeitando todos os protocolos de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19, e transmitido via plataformas Zoom e YouTube.


Participando virtualmente, a ministra Fátima Nancy Andrighi, que se emocionou durante toda a homenagem, disse no início: “Tenho muita admiração e respeito por todos os magistrados do Rio de Janeiro. Peço, pela distância, que todos se sintam abraçados por mim, com um abraço cheio de saudades”.


Pensadora, pesquisadora, escritora e magistrada, Fátima Nancy Andrighi é mestra em Mediação pelo Institut Universitaire Kurt Bosch, em Buenos Aires, Argentina. Começou sua carreira jurídica em 1976, quando tomou posse como juíza no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2012, foi outorgada com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Distrito Federal e dos Territórios no Grau Grão-Colar.


“De nada adianta o Poder Judiciário se tornar digital, se aqueles que os integram se mantêm enlaçados a arcaicos procedimentos para julgar. As escolas de magistratura têm que lutar para democratizar, o máximo possível, o conhecimento para que todos que participem, com suas peculiares experiências, em cada grau de jurisdição, da mais importante inovação digital que se aproxima inexoravelmente. Ouso aqui sugerir um curso sobre inteligência artificial, e eu seria aluna”, comentou a ministra durante a aula magna.


Participaram presencialmente, além da diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Melo, presidente do Conselho Consultivo e do Fórum Permanente de Direito Civil Professor Sylvio Capanema de Souza; a desembargadora Patrícia Serra, presidente da Comissão Pedagógica de Ensino; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; a diretora do Departamento de Ensino, Ana Paula Teixeira Delgado; e o diretor do Departamento de Comunicação Institucional, Francisco Budal.


“Como ninguém, a senhora sabe fazer essa ponte entre a sensibilidade e a tecnologia. Entre a necessária determinação constante do juiz de julgar com justiça e a celeridade e a economia que os meios digitais estão nos fornecendo. A introdução para aqueles que chegam à nossa Escola foi a melhor que poderíamos ter. Espero que a senhora volte para a EMERJ, principalmente fisicamente”, desejou a diretora-geral da EMERJ, após o final da aula magna.


O desembargador Marco Aurélio parabenizou a ministra pela aula e a EMERJ pela iniciativa da homenagem. “Ficamos com um sentimento de esperança da união entre a necessidade de o magistrado continuar sonhando, em ser um agente de transformação da sociedade. A decisão de homenagear a ministra Fátima Nancy foi muito feliz, pois renovamos nossas esperanças, em tempos de pandemia, com a aula, e evidentemente por agora pertencer a Galeria dos Conferencistas Eméritos. É uma daquelas homenagens que quem a presta se sente homenageado”, disse.


Citando ocasiões passadas, de quando dividiu mesa de debate com a ministra, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues, lembrou: “Há mais ou menos 15 anos, quando eu era presidente do Fórum Permanente de Direito de Família, estive em um evento ao lado da ministra Fátima Nancy, no Auditório Antonio Carlos Amorim, o maior, e tinham mais de 500 pessoas. Absolutamente cheio para ouvir a senhora. Eu já conhecia os acórdãos, mas nunca estive com a senhora. Já tinha uma admiração, mas naquele dia a senhora me conquistou definitivamente. Suas ideias de vanguarda, já naquela época, eram indiscutíveis”.


“Essa homenagem é muito merecida, por todos os atributos que a senhora carrega na magistratura”, afirmou a desembargadora Patrícia Serra.


Para assistir à transmissão completa da aula magna e da homenagem, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZcWFTQB026o



19 de Agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)