Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e operadores do Direito participarão de evento com lançamento de livro sobre investigação digital


Magistrados e operadores do Direito participarão de evento com lançamento de livro sobre investigação digital
clique na imagem para ampliar


“Investigação Digital” será tema do 16ª encontro do Fórum Permanente de Justiça na Era Digital da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) no próximo dia 12 de agosto, às 18h, via plataforma Zoom. No encontro, também será lançado o livro Manual de investigação digital.


O delegado de Polícia do Estado de São Paulo Guilherme Caselli, professor que escreveu o livro e especialista em Direito Digital pela Universidade de Coimbra, em Portugal, explica: “Trata-se de um manual operacional de modernas técnicas de coleta de informações em fontes abertas, voltado para profissionais da segurança pública e do Direito; técnicos de segurança da informação; jornalistas; pesquisadores; e curiosos sobre a internet. Com uma abordagem simples, porém objetiva, o livro apresenta meios de automatizar buscas eletrônicas em diversos cenários, tais como: redes sociais, sites, aplicativos e serviços de mensageria eletrônica, como o WhatsApp e o Telegram, através do uso de programação computacional acessível mesmo para quem não é da área de informática. Com o uso das técnicas apresentadas, o leitor obterá resultados expressivos com informações relevantes e valiosas sobre fatos, pessoas, acontecimentos e dados geolocalizados”. O delegado será um dos palestrantes do encontro.


O presidente do Fórum, desembargador Nagib Slaibi Filho, doutor em Direito pela Universidade Gama Filho, e a vice-presidente do Fórum, juíza Maria Cristina Barros Gutiérrez Slaibi, doutora em Ciências Jurídico-Sociais pela Universidad del Museo Social Argentino, fazem parte da mesa de abertura do evento.


“A investigação criminal na era tecnológica”, “Provas digitais e o NCPP” e “Investigação em Fontes Abertas” serão os temas das palestras, que serão ministradas, além do autor do livro, pelo juiz Anderson de Paiva Gabriel, mestre em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e pelo promotor de Justiça Sauvei Lai, especialista em Processo Civil pela Universidade Estácio de Sá, como palestrantes do evento.


Serão debatedores a juíza Ivana David; o professor Walter Capanema, coordenador do Curso de Extensão em Direito Digital e Proteção de Dados, da EMERJ; e o delegado Marcos Motta, especialista em Gestão Estratégica, Processos e Projetos Integrados na Área de Segurança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/investigacao-digital.html




05 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)