Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e jornalistas homenageiam Artur Xexéo em webinar da EMERJ


Magistrados e jornalistas homenageiam Artur Xexéo em webinar da EMERJ
clique na imagem para ampliar


A Roda de Conversa diálogos com a imprensa: uma homenagem ao jornalista Artur Xexéo foi o primeiro webinar desta semana promovido pela Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 9, por meio das plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


“Ao longo de mais de 40 anos de carreira, Xexéo se tornou o maior vencedor da divisão ‘Cultura – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se, suas seis vitórias no prêmio fizeram com que ele ingressasse na galeria de ‘Mestres do Jornalismo’. Ele nos deixou aos 69 anos”, lamentou a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, na abertura do encontro.


A desembargadora Gaulia citou a seguinte frase do jornalista Artur Oscar Moreira Xexéo:


“(...) O jornalismo vive de surpresas, você bota na primeira página o que surpreende o leitor, você procura a manchete que surpreenda o leitor, não tem nada mais chato que manchete velha, notícia velha na manchete, então eu acho que o desafio é você surpreender todo dia e quanto menos rotina tiver, mais fácil será surpreender.”


A juíza Simone Dalila Nacif Lopes, mestra em Justiça e Saúde pela Fiocruz, afirmou que Xexéo continuará presente por meio de suas produções: “Uma pessoa que escreveu, produziu e estabeleceu laços tão profundos, ela não vai embora”.


O carioca Artur Oscar Moreira Xexéo cursou Jornalismo na Faculdade Hélio Alonso. Em 1976, estagiou na editoria geral do Jornal do Brasil, posteriormente foi para revista Veja, e, em 1978, aceitou uma vaga de repórter na sucursal do Rio de Janeiro. No Jornal do Brasil, foi editor do Caderno B, editor do caderno de Cidade e subsecretário de redação. Em 1992, foi convidado para ser um dos novos colunistas do jornal. Em 2010, Artur Xexéo deixou o cargo de editor do Segundo Caderno, passando a se dedicar à coluna no jornal, duas vezes por semana. Em 2015, ele deixou o jornal, e retornou como colunista um ano depois.


O jornalista Zuenir Ventura, escritor e colunista do O Globo, foi quem convidou Xexéo para trabalhar na revista IstoÉ, no início da década de 1980. Zuenir contou a história do início da carreira do homenageado e ressaltou: “Quando falam para mim que eu que inventei o Xexéo, eu falo que foi o Xexéo que se inventou”.


“Xexéo é sem dúvidas um amigo que partiu antes da hora, e nós merecíamos ter mais Xexéo conosco. Eu acredito que foi uma existência abreviada por esses tempos de afastamento tão intenso. Ainda temos muitos inventários a fazer sobre a contribuição do Xexéo na cultura, no teatro, no comportamento e na música brasileira. Meu carinho absoluto para essa figura que me era tão querida. Se eu soubesse que tínhamos tão pouco tempo eu teria estado muito mais próxima, acho que a receita é essa: viver intensamente. É essa vida intensa que teve Xexéo, nós temos que lembrar de celebrar as nossas vivências e não perder tempo”, falou a comentarista da Globo News, do O Globo e da CBN Flávia Oliveira.


“Ele era assíduo no programa Liberdade de Expressão, eram 15 minutos saborosos. O que me chamava atenção no Xexéo era o seu sorriso, pois o tempo todo ele expressava alegria. As suas obras eram em cima das pessoas, aquilo que às vezes podia passar despercebido, ele jogava luz na qualidade dessas pessoas”, disse Paulo Salvador, coordenador da TVT e da Rede Brasil.


Os eventos da EMERJ são gratuitos e ficam disponíveis no canal do YouTube, Emerj eventos. Para assistir a esse encontro, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=nrbtZqphQ3I


Foto: Rosane Naylor.

09 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)