Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados e advogados se reúnem no evento inaugural do NEDIMA, novo núcleo da EMERJ


clique na imagem para ampliar


Na próxima sexta-feira, dia 21, será realizado o primeiro encontro do Núcleo EMERJ de Diálogos entre Magistratura e Advocacia (NEDIMA). O evento debaterá “Julgamentos por videoconferência: vantagens e desvantagens” com palestras de operadores do Direito do Poder Judiciário. O webinar será às 11h, via Zoom e YouTube.


Participarão do encontro a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida; o presidente do Núcleo, desembargador Luciano Rinaldi; os juízes Alessandra de Araújo Bilac Moreira Pinto, Ana Cristina Nascif Dib Miguel e Rafael Estrela Nóbrega; e os advogados Teresa Arruda Alvim, doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Gustavo Binenbojm, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; e José Roberto de Castro Neves, doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.


O NEDIMA tem o objetivo principal de promover debates periódicos voltados ao aprimoramento da prática jurídica nos tribunais, identificando problemas e propondo soluções em todas as áreas do Direito, além de desenvolver um debate crítico-construtivo entre as carreiras da magistratura e advocacia, sempre buscando soluções cooperativas para o aperfeiçoamento da prática jurídica, a partir das experiências cotidianas de profissionais de ambas as áreas, promovendo debates de natureza multidisciplinar no âmbito do Direito.


O Núcleo é presidido pelo desembargador Luciano Rinaldi, presidente do Fórum Permanente de Processo Civil da Escola, professor de Direito Processual Civil e coordenador do Curso Preparatório de Direito Empresarial. “No campo das relações institucionais, magistratura e advocacia sempre estiveram em constante diálogo. A criação do NEDIMA objetiva, justamente, ampliar e incentivar a troca de experiências entre essas carreiras, sempre visando o aprimoramento da prática jurídica nos tribunais”, destacou o desembargador.


Serão concedidas horas de estágio pela OAB/RJ para estudantes de Direito participantes do evento. As inscrições para o encontro podem ser feitas pelo link:


https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/julgamentos-por-videoconferencia-vantagens-e-desvantagens.html


19 de maio de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)