Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Magistrados, cientistas sociais e jornalistas participarão da próxima roda de conversa da EMERJ em homenagem a Edgard Roquette-Pinto


clique na imagem para ampliar


Médico, legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta brasileiro. Essa é uma parte do currículo do criador da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, Edgard Roquette-Pinto. E no próximo dia 18, quando se completam 67 anos da morte do pai da radiodifusão no Brasil, a EMERJ promove a Roda de Conversa - Diálogos com a Imprensa em homenagem a Edgard Roquette-Pinto. O webinar será às 14h, por meio das plataformas Zoom e YouTube.


O encontro será coordenado pela diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, doutora em Direito pela Universidade Veiga de Almeida (UVA), e pela juíza Simone Dalila Nacif Lopes, mestre em Justiça e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).


Participarão da Roda de Conversa o presidente da Rádio Roquette Pinto Thiago Gomide, mestre em Bens Culturais, História e Política pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e colunista do jornal O Dia e do History Channel; a jornalista Bianca Santos, radialista e apresentadora da Rádio CBN; e o cientista social Ricardo Borrmann, doutor em História Política pela Ludwig-Maximilians-Universität München/Alemanha) e professor na Universidade de Bremen/Alemanha.


Edgard Roquette-Pinto


Edgard Roquette-Pinto é considerado o pai da radiodifusão no Brasil. Ele criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro no início dos anos 1920, logo depois da Semana de Arte Moderna, com o intuito de difundir a educação. Roquette-Pinto nasceu no Rio de Janeiro em 1884 e faleceu aos 70 anos, em 1954, em sua cidade natal.


Rádio Roquette Pinto


Em 1912, Edgard Roquette-Pinto participou de uma das missões de Marechal Rondon entre o Mato Grosso e Rondônia. Em seus estudos, revelava que a miscigenação brasileira não havia produzido “raças inferiores”, como defendiam setores da elite intelectual, inclusive cientistas. Ele afirmava que o problema no Brasil não era racial, e sim social e político, causado principalmente pela falta de educação.


Em 1936, 14 anos após a criação da rádio, durante o governo de Getúlio Vargas, a doou ao Ministério da Educação, transformando-a na Rádio MEC, hoje Rádio Roquette Pinto.


Para fazer a inscrição no evento, acesse o link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/roda-de-conversa-dialogos-com-a-imprensa-homenagem-a-edgar-roquette-pinto.html



13 de outubro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)