Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“"Livro Aberto" estreia na quarta-feira, 09 de junho, com palestra de José Miguel Wisnik


clique na imagem para ampliar


O professor, ensaísta, compositor, pianista e músico José Miguel Wisnik será o palestrante do webinar de apresentação do programa “Livro Aberto”, uma iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ). O encontro virtual será no próximo dia 9, às 18h30.


Este primeiro encontro do programa, que é dirigido pela Silvia Monte, terá leitura do poema “A um bruxo, com amor”, de Carlos Drummond de Andrade, será aberto pela diretora-geral da Escola, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, e terá como leitores a desembargadora Ana Maria Oliveira e os juízes Paula Cossa, Renata Lima e Ricardo Andrade. O poema homenageia um dos maiores autores da literatura brasileira, Machado de Assis.


O convidado


Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, o paulista começou sua trajetória musical estudando piano erudito no Conservatório Aymoré do Brasil de São Vicente. Aos 17 anos, apresentou-se como solista à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Aos 18, decidiu se mudar para a capital paulista, onde cursou letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.


A vida e a obra de José Wisnik sempre se misturaram em um caminho com literatura e música. Lançou álbuns, produziu discos de artistas renomados - como da cantora Elza Soares - e, claro, escreveu ensaios e participou de livros, entre eles: “Os Sentidos da Paixão, O Olhar e Ética” e “Livro de Partituras”.


Livro Aberto


O programa “Livro Aberto” terá seus encontros realizados virtualmente, respeitando as normas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19. Todas as leituras serão transmitidas na plataforma Zoom e disponibilizadas no YouTube. Haverá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).


Nesta primeira temporada, a cada 15 dias, a EMERJ convidará magistrados do Poder Judiciário para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, com o objetivo de divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar a reflexão crítica.


Para se inscrever nos encontros virtuais do programa, acesse:
https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html

02 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)