Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Livro Aberto apresenta o conto “Teoria do Medalhão”


clique na imagem para ampliar


Magistrados se reunirão, no próximo dia 10, às 18h30, via Zoom e YouTube, para a primeira leitura de contos do programa “Livro Aberto”, da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira.


Participarão da leitura os desembargadores Ana Maria Oliveira e Heleno Nunes, e os juízes Elizabeth Louro, Paula Cossa, Raquel Gouveia, Renato Charnaux Sertã e Ricardo Andrade. Todos os contos estão disponíveis para leitura em PDF no site da EMERJ.


O conto


Teoria do medalhão: Após o jantar comemorativo de 21 anos do filho, o pai o aconselha a tornar-se um ‘Medalhão’, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho poderia conseguir isso, mudando seus hábitos e costumes.


Livro Aberto


O programa “Livro Aberto” terá seus encontros realizados virtualmente, respeitando as normas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19. Todas as leituras serão transmitidas na plataforma Zoom e disponibilizadas no YouTube. Haverá tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A EMERJ convidou magistrados do Poder Judiciário para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, com o objetivo de divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar a reflexão crítica.


Nesta primeira temporada do programa serão feitas leituras e debates a respeito de quatro célebres contos da coletânea "Papéis Avulsos”, de Machado de Assis. São eles: “Teoria do medalhão”, “O segredo do Bonzo”, “O espelho” e “O alienista”. O escritor brasileiro é considerado pelos críticos um dos mais renomados contistas da literatura brasileira, tendo escrito em torno de 200 contos.


Para se inscrever nos encontros virtuais do programa, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html

07 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)