Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Livro Aberto apresenta o conto “Senhor diretor”, de Lygia Fagundes Telles


Livro Aberto apresenta o conto “Senhor diretor”, de Lygia Fagundes Telles
clique na imagem para ampliar


Magistrados se reunirão, no próximo dia 12, às 18h30, via plataformas Zoom e YouTube, para a primeira leitura da segunda temporada do programa Livro Aberto, da Biblioteca TJERJ/EMERJ - Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, promovido pela Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).


Nessa temporada, serão lidos contos da romancista e contista Lygia Fagundes Telles, considerada pela crítica uma das mais importantes escritoras brasileiras, sendo eleita para a Academia Brasileira de Letras em 1985. Lygia Fagundes manifestou seu interesse por literatura ainda na adolescência, incentivada pelos amigos Carlos Drummond de Andrade e Érico Veríssimo. Em 2005, recebeu o Prêmio Camões, o mais importante da literatura de língua portuguesa. Os contos lidos serão: “Senhor diretor”, “Venha ver o pôr do sol”, “Verde lagarto amarelo” e “O menino”.


Participarão do encontro a diretora do programa, Silvia Monte; a juíza Maria Aglaé Tedesco, que comandará a roda de conversa; e os magistrados leitores, que serão a desembargadora Ana Maria Oliveira e as juízas Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro e Flávia de Castro.


O conto:


Senhor diretor: Maria Emília, paulista, 62 anos, professora aposentada e solteira, para em uma banca de jornais para ler as manchetes, que lhe causam indignação e provocam nela o desejo de escrever uma carta ao “Senhor Diretor” para lhe contar sobre tudo que precisa ser colocado em ordem.


Livro Aberto:


Devido ao sucesso da 1ª temporada, o programa Livro Aberto promoverá, em agosto e setembro, a sua 2ª temporada. Respeitando as normas de segurança em decorrência da pandemia da Covid-19, todos os encontros são realizados de forma virtual. Seguindo uma medida de acessibilidade, todas as leituras são acompanhadas de tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).


No programa, a EMERJ convida magistrados do Poder Judiciário para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira, com o objetivo de divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar a reflexão crítica.


Na 1ª temporada, foram lidos contos da coletânea "Papéis Avulsos”, de Machado de Assis. Para assistir aos eventos, acesse: https://www.youtube.com/user/EMERJeventos



10 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)