Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Justiça Itinerante será tema de aula inaugural do Curso de Especialização


Justiça Itinerante será tema de aula inaugural do Curso de Especialização
clique na imagem para ampliar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) realizará, na próxima quinta-feira, dia 5 de agosto, a aula inaugural do estágio do Curso de Especialização em Direito Público e Privado, com foco na Justiça Itinerante. A aula será às 16h, via plataforma Zoom.


Criado em 2004, o programa Justiça Itinerante já alcançou a marca de mais de 1,2 milhões de atendimentos na capital do Rio de Janeiro e no interior do estado. Por muitos anos coordenado pela atual diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, o programa visa ampliar o acesso à Justiça e fomentar a cidadania, principalmente dos menos favorecidos em razão da inexistência de políticas públicas em determinados locais do estado. Busca, também, integrar os juízes às comunidades, promovendo uma mudança de relacionamento entre a sociedade civil e o Poder Judiciário, além de promover a regulamentação documental dos cidadãos.


Atuando em municípios emancipados, sem comarca instalada; municípios com comarcas, mas com grande densidade demográfica; municípios com grande extensão territorial; e regiões pacificadas na cidade do Rio de Janeiro, a Justiça Itinerante esteve presente na pandemia, mesmo no conturbado ano de 2020, que impactou diretamente os serviços. Nesse ano, foram realizados 53.157 atendimentos e formalizados 4.259 processos.


Também em 2020, a idealizadora e então coordenadora do projeto, desembargadora Cristina Tereza Gaulia, lançou um livro contando suas experiências com a Justiça Itinerante. No evento, a magistrada falou sobre a importância de o juiz sair do ambiente do Tribunal para ir até locais de menor acesso à Justiça.


“São experiências ricas, que nos fazem perceber que se o juiz não for até o local, as pessoas não terão acesso ao Judiciário. Há aquelas frases míticas de que as pessoas se acostumam, que é assim mesmo, mas não, as pessoas não se acostumam e não pode ser assim. É uma desculpa que não podemos continuar dando”, disse a magistrada.


Participarão da aula inaugural o juiz Antonio Aurelio Abi Ramia Duarte, doutor em Direito pela Universidade de Salamanca, Espanha, que fará a apresentação do programa de estágio da EMERJ; o juiz Eric Scapim, que falará sobre “Descortinando invisibilidades: a Justiça Itinerante no Rio de Janeiro”; e a juíza Claudia Maria de Oliveira Motta, que abordará sobre “Justiça Itinerante e sub-registro”.


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/aula-inaugural-do-estagio-do-curso-de-especializacao-em-direito-publico-e-privado.html



02 de agosto de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)