Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Justiça Criminal será tema de debate no Dia Internacional dos Direitos Humanos


imagem que representa a notícia Justiça Criminal será tema de debate no Dia Internacional dos Direitos Humanos
clique na imagem para ampliar


Os membros do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) farão o webinar “Justiça Criminal e Direito Humanos: debates contemporâneos”. O evento será no dia 10 de dezembro às 17h, por meio das plataformas Zoom e YouTube, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A abertura do evento será feita pelo presidente do Fórum, desembargador Paulo de Oliveira Lanzillotta Baldez.


Participantes


Os palestrantes serão os membros dos Fóruns: o vice-presidente do Fórum, desembargador Sérgio de Souza Verani; a desembargadora federal Simone Schreiber, doutora em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); a juíza Cristiana de Faria Cordeiro, mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); o promotor Tiago Joffily, mestre de Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); e os professores Mariana Weigert, membro do Fórum Permanente de Política e Justiça Criminal, doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Juarez Tavares, doutor em Direito pela UERJ.


Direitos humanos


No dia 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) oficializou a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) em 1948. A declaração foi elaborada por representantes de diferentes origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo.


O artigo 3º da DUDH, expressa: “Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal” e o artigo 22 que: “Todo ser humano, como membro da sociedade, tem direito à segurança social, à realização pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade”.


Para participar do evento “Justiça Criminal e Direito Humanos: debates contemporâneos”,
acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/eventos/eventos2021/webinar/8056.html




12 de novembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)