Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



José Wisnik palestra na inauguração do programa “Livro Aberto”


clique na imagem para ampliar


“Este tempo, com você, será um momento marcante em nossa trajetória de ampliação do conhecimento e do necessário fomento à cultura”, afirmou a diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), desembargadora Cristina Tereza Gaulia, na abertura do evento da última quarta-feira, dia 9, referindo-se ao convidado José Miguel Wisnik.


Neste primeiro encontro do programa, o professor, ensaísta, compositor, pianista e músico Wisnik foi o palestrante. Doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. No encontro, o professor discorreu sobre a vida e a obra de Machado de Assis. “É muito importante ter um programa para falar de Machado de Assis, que hoje é inaugurado falando do escritor, mas por Carlos Drummond de Andrade. É uma leitura não simplesmente silenciosa, mas algo vocalizado, de quem toma para si a literatura. Há uma diferença muito importante entre ler um livro no silêncio e ler em voz alta, compartilhando a leitura com os outros, fazendo as palavras voarem”, destacou.


O palestrante se referiu à leitura do poema “A um bruxo, com amor”, de Carlos Drummond de Andrade, apresentado pelas desembargadoras Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral da EMERJ, e Ana Maria Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola; além dos juízes Paula Cossa, Renata Lima e Ricardo Andrade.


A vida e a obra de José Wisnik sempre se misturaram em um caminho com literatura e música. Lançou álbuns, produziu discos de artistas renomados - como da cantora Elza Soares -, escreveu ensaios e participou de livros, entre eles: “Os Sentidos da Paixão, O Olhar e Ética” e “Livro de Partituras”.


“Em um momento em que a ciência, o conhecimento e a cultura em nosso país estão sendo menosprezadas, é um alento que a EMERJ tenha uma Comissão de Biblioteca e Cultura formada por desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) que se dedique ao desenvolvimento de programas de Literatura e Arte, com o objetivo de abrir janelas de diálogos entre o saber jurídico e outros campos do conhecimento da arte”, ressaltou a diretora do programa, Silvia Monte.


“Livro Aberto”, da Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, é um programa de iniciativa da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ, que tem como objetivo divulgar a literatura, estimular a leitura, fomentar o enriquecimento intelectual e cultural, além de provocar reflexão crítica. Nesta primeira temporada, quinzenalmente, magistrados do Poder Judiciário são convidados para lerem obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira.


Confira um trecho do poema “A um bruxo, com amor”, de Carlos Drummond de Andrade:


Em certa casa da Rua Cosme Velho
(que se abre no vazio)
venho visitar-te; e me recebes
na sala trajestada com simplicidade
onde pensamentos idos e vividos
perdem o amarelo
de novo interrogando o céu e a noite.


Outros leram da vida um capítulo, tu leste o livro inteiro.
Daí esse cansaço nos gestos e, filtrada,
uma luz que não vem de parte alguma
pois todos os castiçais
estão apagados.


Para assistir a palestra e a leitura completa, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=R3mCnj5yu4Y&ab_channel=Emerjeventos

10 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)