Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



Inscrições abertas para o novo Curso de Extensão “Constelação e práticas sistêmicas: um percurso emancipatório”


Inscrições abertas para o novo Curso de Extensão “Constelação e práticas sistêmicas: um percurso emancipatório”
clique na imagem para ampliar


“Sistemas de preconceitos”, “Agir humanos: teoria crítica sobre Direitos Humanos” e “Sobre a existência: Direito de ser” são alguns dos temas que serão tratados no novo Curso de Extensão “Constelação e práticas sistêmicas: um percurso emancipatório”. O curso busca apresentar, de forma introdutória, as práticas sistêmicas como método emancipatório para o tratamento de conflitos. As aulas são de interesse de magistrados, de operadores do Direito e do público em geral, e serão transmitidas via plataforma Zoom.


O curso começa no dia 3 de agosto, das 18h às 20h, todas as terças e quintas, com carga horária de 24h. As inscrições vão até dia 28 de julho ou até o preenchimento total das vagas. Os participantes só terão direito ao certificado caso obtenham 75% de frequência nas aulas. Aos que não conseguirem assistir ao vivo, as aulas serão gravadas e disponibilizadas posteriormente.


O curso terá coordenação do desembargador César Felipe Cury, mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá; da juíza Mylène Vassal, mestra em Saúde Pública pela FIOCRUZ; do professor André Felipe Alves da Costa Tredinnick, mestre em Saúde Público pela FIOCRUZ; e da advogada Juliana Lopes Ferreira, mestre em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.


“Bases da Constelação, segundo modelo implantado no TJRJ”, “Ética da solidariedade e questões ambientais migratórias”, “Inclusão e acessibilidade”, “Dinâmica da espiral (sistemas de pensamento)”, “Constelação familiar: base e fundamentos”, “Constelação familiar: convergências e divergências”, “Casa da família: mediação, constelação e práticas correlatas” e “A importância da pesquisa sobre novas práticas” completam a lista dos temas que serão abordados nas salas de aula virtuais.


As aulas e videoconferências serão ministradas pelos professores Armando Nembri, André Tredinnick, Charles Feitosa, Denise Oliveira, Érika Pires Ramos, Juliana Lopes, Lelei Teixeira, Luanda Oliveira, Mariana Monteiro, Marílson Santana, Mylène Vassal, Neon Cunha, Paulo Gago, Rachel Serodio, Renato Nogueira, Rivana Ricarte, Ruth Barbosa, Silvia Carvalho e Vanessa Aufiero.


Para mais informações e inscrição, acesse: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/cursos/cursodeextensao/2021/constelacao-e-praticas-sistemicas/constelacao-e-praticas-sistemicas.html



16 de junho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)