Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



II Prêmio EMERJ Direitos Humanos homenageará dez personalidades


II Prêmio EMERJ Direitos Humanos homenageará dez personalidades
clique na imagem para ampliar


A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) promoverá a segunda edição do Prêmio EMERJ Direitos Humanos, no próximo dia 10, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O evento será em formato híbrido, presencialmente no auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura e virtualmente na plataforma YouTube.


A solenidade, que será conduzida pela desembargadora Cristina Tereza Gaulia, diretora-geral de EMERJ, reunirá magistrados, pesquisadores, professores, mestres, doutores e especialistas que contribuíram, durante o ano, para a defesa dos direitos humanos.


Prêmio EMERJ Direitos Humanos


Em sua primeira edição, realizada em dezembro de 2020, a Escola consagrou 11 pessoas, dentre elas os desembargadores Cristina Tereza Gaulia e Caetano Ernesto da Fonseca Costa, e as juízas Adriana Ramos de Mello e Maria Aglaé Tedesco Vilardo. Na ocasião, a diretora-geral da EMERJ, desembargadora Cristina Tereza Gaulia destacou a presença feminina e de professores no prêmio: “Acho que chegou o nosso momento, o momento do protagonismo feminino. Outra coisa que também achei muito importante foi ter três professores na lista das pessoas premiadas. O papel dos professores, em geral, é o que mais deve ser incentivado e aplaudido. Precisamos dos professores”.


Direitos Humanos


Comemorado no dia 10 de dezembro desde 1950, a data celebra a oficialização da Declaração Universal dos Direitos Humanos pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Segundo o artigo 1 da declaração universal dos direitos humanos, publicada no site da Unicef, “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. A declaração, aprovada pelos estados-membros da ONU, foi adotada e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, que definiu uma gama de direitos internacionalmente aceitos, incluindo civis, culturais, econômicos, político e sociais, além de mecanismos para promover e proteger esses direitos e auxiliar os estados a cumprirem as suas responsabilidades. Para ler a declaração, acesse: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos


Homenageados


Compõem a lista dos condecorados:
Presidente da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (ABATERJ), Eunice Ferreira Caldas;
Desembargadora Regina Lúcia Passos;
Desembargadora Renata Machado Cota;
Juíza federal Adriana Alves dos Santos Cruz;
Juiz André Souza Brito;
Juiz Erick Linhares;
Juíza Raquel Santos Pereira Chrispino;
Ativista Ailton Krenak;
Rabino Nilton Bonder;
Presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima.




7 de dezembro de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)