Fechar

Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro



“Hoje em dia vemos “O Segredo do Bonzo” nas redes sociais”, diz juíza no 4º encontro do programa Livro Aberto


“Hoje em dia vemos “O Segredo do Bonzo” nas redes sociais”, diz juíza no 4º encontro do programa Livro Aberto
clique na imagem para ampliar


A Biblioteca TJERJ/EMERJ Desembargador José Carlos Barbosa Moreira, por meio da Comissão de Biblioteca e Cultura da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), promove o programa Livro Aberto. No webinar da noite da última quinta-feira (08), foi apresentado o conto “O Segredo do Bonzo”. Essa foi a quarta roda de leitura de contos de Machado de Assis com a participação de magistrados.


O evento foi transmitido através das plataformas Zoom e Youtube e simultaneamente traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os encontros são dirigidos por Silvia Monte, assessora de fomento à cultura da Comissão de Biblioteca e Cultura da EMERJ.


O programa Livro Aberto dá aos magistrados do Poder Judiciário e ao público a chance de se aprofundarem nas obras dos mais renomados contistas da literatura brasileira e estrangeira. Essa iniciativa tem o objetivo de divulgar a literatura, estimular a leitura e provocar a reflexão crítica. Nessa 1ª edição, o autor dos contos é o escritor brasileiro Machado de Assis.


“O Segredo do Bonzo” é um relato de supostas experiências vividas por Fernão Mendes Pinto, explorador e aventureiro português do século XVI. No início da obra, o narrador revela que falará sobre uma doutrina que possui diversos benefícios para a alma e, por esta razão, deve ser divulgada. Ao decorrer da leitura, Fernão Mendes Pinto e seu amigo Diogo Meireles encontram alguns homens que, ao revelar suas teorias, conseguiram seguidores. O terceiro homem, Titané, apresenta aos senhores Pinto e Meireles os ensinamentos de Bonzo que explicava sobre a doutrina, portanto, o seu segredo.


Participaram da leitura e da roda de conversa os desembargadores Ana Maria de Oliveira e Heleno Nunes; e os juízes Alessandra Aleixo, Elizabeth Louro, Elizabeth Saad, Renato Charnaux Sertã, Ricardo Andrade e Rosana França.


Os espectadores que assistiram pelo Zoom puderam participar com os magistrados de uma roda de conversa. No debate, os magistrados leitores falaram sobre alguns pontos da leitura. Todos concordaram sobre a atualidade do texto de Machado de Assis.


A desembargadora Ana Maria de Oliveira, presidente da Comissão de Biblioteca e Cultura, tratou da importância das obras do autor: “Leitura e Literatura são importantes, pois esses textos foram publicados em jornais de forma avulsa, mas que de avulso nada têm, pois temos lido esses textos e vemos o quanto eles se entrelaçam. Esse homem é genial, pois ele escreveu isso em 1882 e é atual. Ele fala com ironia de coisas tão importantes; pois vivemos hoje num mundo de fantasia, em que as pessoas se escondem atrás de nomes fictícios na internet criando ideias que não existem”. A juíza Alessandra Aleixo ao expressar o que mais a impactou na leitura disse: “Hoje em dia vemos “O Segredo do Bonzo” nas redes sociais. A necessidade de passar para os demais uma informação, vender uma ideia, que existe apenas no pensamento, e isso arrebata multidões. Vemos isso acontecer com os influenciadores que querem muitos seguidores e às vezes não têm domínio do assunto”.


“Eu estou começando a achar que essa é a melhor parte da magistratura, fazer essas leituras. Principalmente porque isso cria em nós uma sensibilidade que outra coisa não poderia nos dar, a não ser a arte e a literatura. Elas aguçam uma sensibilidade que nós precisamos para prestar bem a jurisdição, pois pode parecer que nós lidamos com papel, mas nós lidamos com os seres humanos que estão do outro lado desse papel. Isso que eu tenho feito aqui tem me dado ritmo no trabalho, tem me dado sensibilidade e empatia”, revelou a juíza Elizabeth Louro.


A 1ª temporada do programa Livro Aberto termina com o conto “O Alienista”, que será dividido em dois encontros. Para se inscrever no próximo evento, que ocorrerá no dia 22 de julho, acesse o link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAucOusqjgvGNeDS6qirqcQsMzaGU0PcPQQ


Caso queira assistir ao webinar completo sobre o conto “O Segredo do Bonzo”, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=N_PW4ga-jzE&t=3020s


Para ter acesso a todos os contos, clique no link: https://www.emerj.tjrj.jus.br/paginas/biblioteca_videoteca/livro-aberto.html


Foto: Rosane Naylor

09 de julho de 2021


Departamento de Comunicação Institucional (DECOM)